Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • share Compartilhe

Olha a indústria aí, gente!

A indústria fornece a matéria; o povo brasileiro entrega a alma. Dessa combinação surge um dos maiores espetáculos da Terra, gerador de empregos, renda, turismo, serviços e visibilidade internacional.

Indústria no alvo do insaciável apetite fiscal

Dentre as iniciativas mais nocivas está a recente aprovação da Lei Complementar nº 128/2025, que inaugura um equívoco conceitual grave ao tratar o lucro presumido como se fosse um benefício fiscal. A lei promove uma elevação direta da tributação nesse regime, ao aumentar o percentual de presunção para empresas com receita anual acima de R$ 5 milhões.

O conto de Natal da economia

O Brasil também pode exorcizar seus fantasmas e aprender com eles. Temos recursos naturais abundantes, um mercado interno dinâmico, capacidade empreendedora admirável, criatividade farta, setores econômicos, como a indústria, bem estruturados e uma sociedade que nunca desistiu de sonhar grande.

O alerta dos ventos

Não se pode mais adiar o cumprimento do Acordo de Paris, que estabeleceu o compromisso de limitar a 1,5 grau Celsius o aumento da temperatura global em relação ao período pré-industrial.