CIESP NEWS (14/05/2025) – Desde o início do ano, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) mantém uma nova parceria com o Sesi-SP que permite às empresas associadas utilizarem serviços de sua Plataforma Saúde Digital.
A plataforma oferece acompanhamento contínuo da saúde dos trabalhadores, sempre presando pela integralidade de cada paciente. Além disso, os serviços contam com outros diferenciais, como a cobertura estendida para dependentes, relatórios estratégicos com encaminhamentos realizados e rastreamento de doenças, integração com ações de promoção de saúde, gestão de doenças crônicas não-transmissíveis, entre outros benefícios.
De acordo com o Felipe Sekiya, médico do Sesi, o serviço traz uma evolução da abordagem de telessaúde, que se popularizou desde a pandemia de coronavírus. A ideia é ampliar os serviços básicos prestados nesse período para um acompanhamento mais completo, que permite a identificação e tratamento de problemas de saúde mais complexos.
“Com o fim da pandemia, a gente entendeu que esse formato baseado em pronto atendimento não conseguia mais entregar um valor, principalmente no contexto da ascensão das doenças crônicas, hipertensão, diabetes, depressão e dores crônicas. Para o tratamento de doenças crônicas seria necessário um modelo mais focado na integralidade e na longitudinalidade, então pensamos em um formato de cuidado que fosse mais crônico, um acompanhamento realmente contínuo com profissionais de saúde”, explica.
Os colaboradores das empresas também possuem facilidades a serem aproveitadas com a Saúde Digital. O acesso online permite que o atendimento aconteça com mais agilidade, sem necessidade de deslocamento e de espera em filas. Outro destaque e a flexibilidade de horário com o atendimento 24 horas, junto do fácil acesso a receitas médicas e solicitação de exames.
Alguns dos reflexos passam pela melhoria na qualidade de vida e disposição dos trabalhadores. Isso pode resultar em melhorias dos colaboradores durante o tempo de serviço, com aumento de produtividade, melhoras na concentração dos profissionais e redução de faltas e atrasos.
“Tendo essa ação realmente ativa e não apenas receptiva em relação às demandas de saúde, a gente consegue antecipar as complicações e, com isso, reduzir os custos desnecessários de plano de saúde e o absenteísmo decorrente das complicações”, complementa Felipe.
O acesso pode ser feito tanto pela web quanto por aplicativo. Podendo ser contratado por qualquer CNPJ, o serviço se diferencia no mercado por entregar atenção integral e contínua à saúde.
Planos de contratação
Os planos de contratação para a Saúde Digital do Sesi-SP são divididos em três categorias:
Plano I
- Pronto atendimento digital
- R$ 3,13 por vida
Além do atendimento 24 horas aos usuários cadastrados, o plano inclui triagem com assistente de saúde e direcionamento ao médico clínico (se o motivo da procura for uma demanda de saúde aguda). Outro benefício é o acolhimento e manejo clínico, com solicitações de exames e encaminhamentos conforme indicação.
Plano II
- Pronto atendimento digital + Atenção primária à saúde (médico de família)
- R$ 9,00 por vida
Junto dos benefícios do Plano I, há um mapeamento de condições crônicas e estratificação de risco do usuário. Em paralelo, é feito uma busca ativa de usuários de risco moderado/alto por profissional de enfermagem para indicação do Plano de Cuidados. Através dele, são feitas consultas eletivas com o médico de família para uma assistência coordenada de condições crônicas de saúde.
Plano III
- Pronto atendimento digital + Atenção primária à saúde (médico de família) + Nutricionista + Psicólogo
- R$ 13,00 por vida
Além dos benefícios dos planos anteriores, também é ofertado atendimento psicológico (com limite de 12 sessões por condição psicológica) e atendimento clínico nutricional.