Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Adriana Matiuzo
  • share Compartilhe

Medalha Peter Gottschalk foi entregue em cerimônia realizada na quinta (08/05).

09/05/2025 - O presidente do Ciesp e primeiro vice-presidente da Fiesp, Rafael Cervone, participou na noite desta quinta (08), da cerimônia de entrega da medalha "Peter Gottschalk" ao CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom. A medalha é inédita e foi criada pela Diretoria Regional do Ciesp de São Bernardo do Campo, em celebração ao seu 63⁰ aniversário, para homenagear e reconhecer a trajetória de empresários e gestores que contribuem de forma significativa para o setor industrial.

O evento também integrou as comemorações pelo Dia da Indústria, que será celebrado em 25 de Maio, e reuniu autoridades, empresários e lideranças industriais de todo o Estado.

A medalha leva o nome de Peter Gottschalk, referência histórica da indústria brasileira.

Peter Gottschalk Júnior, que representou a família do industrial que dá nome à honraria, também marcou presença no evento.

A família Gottschalk toda se sente muito honrada em ter um prêmio que vai reconhecer o empresário do ano. Meu pai foi um grande empreendedor, um grande empresário. Eu sou 'Júnior', e tenho muito orgulho de ser 'Júnior' desse homem”, brincou Peter.

O homenageado elogiou a produção da medalha, feita pelo Senai, e disse que a honraria ficaria guardada em um “lugar especial em sua casa”.

É um reconhecimento não para mim, mas por todo um trabalho que tem sido feito na Volkswagen por grandes pessoas que fazem uma diferença na cidade, no estado e no Brasil. Estou bastante orgulho de termos um time extremamente competente e essa medalha é um reconhecimento a todas as pessoas que estão lá todos os dias”, disse em seu discurso no evento.

Ele ainda fez uma apresentação mostrando que a multinacional tem utilizado 100% de energia renovável e que tem um programa chamado “Lixo Zero” dentre suas principais ações em prol da sustentabilidade. O presidente ainda mostrou que 80% das peças usadas na fabricação de veículos na empresa são nacionais e que hoje mais de 230 empresas são fornecedoras da Volkswagen. A multinacional gera 2,9 mil empregos diretos e 28 mil indiretos. Ciro é formado em administraçaõ de empresas pela Universidade Federal do Paraná e possui especialização em finanças pela IBMEC Business School.

Durante a solenidade, o diretor titular do Ciesp de São Bernardo, Mauro Miaguti, ressaltou a força da entidade enquanto representante da indústria e o papel do Ciesp no apoio cotidiano às empresas da região.

O Ciesp e 'a ponta'

Essa medalha representa o compromisso do Ciesp São Bernardo em valorizar o que temos de mais importante: o capital humano, a coragem de empreender e a capacidade de inovar mesmo em contextos adversos”, disse Miaguti.

O 2⁰ vice-diretor do Ciesp São Bernardo, Eduardo Mazurkyewistz, lembra que a cidade de São Bernardo do Campo cresceu em torno da Volskswagen e até hoje a multincional não tinha tido um presidente brasileiro. 

Hoje temos um brasileiro à frente de uma indústria tão punjante e grande como a Volkswagen. Isso é um diferencial não só para a nossa cidade, como para o nosso estado e nosso país", disse Mazurkyewistz.

É importante premiarmos os nossos empreendedores, nossos empresários, que se superam 24h por dia, todos os dias, já que como empresários, estamos sempre sendo surpreendidos com alguma novidade”, disse o presidente do Ciesp, que também aproveitou para enaltecer o trabalho dos diretores regionais da entidade, como Miaguti, que atuam na ponta, ouvindo, acolhendo e agindo em prol das necessidades das empresas. Hoje a entidade possui 42 regionais.

Autoridades
Entre as autoridades presentes estiveram também Rafael Demarchi, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho, Turismo e Juventude de São Bernardo, e Walter Ihoshi, Diretor de Convênios do Governo do Estado de São Paulo.