Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Taianne Rodrigues
  • share Compartilhe

Guia de Fatores de Risco Psicossociais Relacionados ao Trabalho e Diagnóstico de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). O Sesi-SP também realizará workshops para as indústrias que desejam atualizar conhecimentos e ampliar a visão sobre os desafios e oportunidades da NR-1.

Ciesp News – A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) entra em vigor no dia 26 de maio, como anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para ajudar as empresas no processo de gerenciar os riscos psicossociais, o Sesi-SP criou duas linhas de apoio gratuitas para as indústrias beneficiárias: Diagnóstico de SST que contempla a exigência e um guia.

O Diagnóstico de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) contempla os fatores de riscos psicossociais e avalia se a empresa atende exigências da NR-1, identifica os itens não conformes, estima possibilidade de multas e sugere melhorias técnicas e gerenciais. Em caso de dúvidas, as indústrias interessadas podem entrar em contato com Marco Antonio Lourenço, Coordenador de Relacionamento com a Indústria e a Comunidade: 11 3146-7184.

Já o Guia de Fatores de Risco Psicossociais Relacionados ao Trabalho aborda os fatores que impactam a saúde mental e física dos trabalhadores e apresenta medidas de prevenção e promoção da saúde no local do trabalho, em conformidade com a NR-1. Faça download: clique aqui.

Importante entender que o empregador passa a ter a obrigação de avaliar se as condições de trabalho na empresa podem levar a riscos psicossociais. Por exemplo, pressão por metas agressivas, jornadas excessivas, assédio moral, clima organizacional desgastante e estresse, são alguns dos fatores que impactam a saúde mental dos trabalhadores.

Tais fatores podem causar sinais de ansiedade, adoecimentos e afastamentos. E para criar ambientes que não adoeçam os trabalhadores, as empresas devem identificar os riscos e avaliá-los no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e implementar ações, como por exemplo:
• Treinar as lideranças de forma contínua;
• Revisar os processos de trabalho;
• Incentivar programas de suporte psicológico e social.

Fiscalização e autuação
O MTE anunciou a suspensão das ações de fiscalização e autuação, que acontecerão apenas a partir de maio de 2026. Portanto, o primeiro período de um ano terá caráter educativo e orientativo para que as empresas tenham tempo de se adaptar às exigências da atualização da NR-1.

As empresas que não incluírem os resultados da identificação e avaliação dos riscos psicossociais e as ações preventivas no PGR podem receber autuações fiscais, multas, processos trabalhistas. Além disso, comprometem o bem-estar dos trabalhadores.

Workshop Indústria em Foco
O Sesi-SP promove o Workshop Indústria em Foco, que reunirá especialistas para debater os desafios e caminhos possíveis frente ao novo cenário regulatório exigido pela atualização da NR-1, que aborda os riscos psicossociais. Em destaque a realidade do setor industrial. A programação inclui palestras e mesa redonda: reflexões práticas e estratégicas aplicáveis ao cotidiano das empresas. O evento acontecerá na parte da manhã, das 8h às 12h e é preciso fazer inscrição.

Confira as datas:
15/05 – Sesi Itapetininga
20/05 – Sesi Ribeirão Preto
22/05 – Sesi Mogi das Cruzes
29/05 – Sesi Bauru e Sesi Marília
05/06 – Sesi Araraquara
18/06 – Sesi São José do Rio Preto

inscreva-se