Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Adriana Matiuzo
  • share Compartilhe

Para o Brasil, e em especial para a indústria paulista, o Acordo possui relevância estratégica ao ampliar o acesso preferencial ao mercado europeu, reforçar a diversificação das parcerias comerciais e estimular a integração às cadeias globais de valor.

09/01/2025 - A conclusão do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia, anunciada em 6 de dezembro de 2024, após 26 anos de negociações, e hoje, 9 de janeiro de 2026 assinada oficialmente entre as partes, representa um marco histórico para a economia mundial e uma sinalização clara em favor do comércio internacional, da previsibilidade regulatória e do multilateralismo, em um contexto global marcado por crescentes tensões geopolíticas e tendências protecionistas.

Ao integrar dois dos maiores blocos econômicos do planeta, o Acordo cria uma das mais amplas zonas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 718 milhões de consumidores e um PIB combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões.

Para o Brasil, e em especial para a indústria paulista, o Acordo possui relevância estratégica ao ampliar o acesso preferencial ao mercado europeu, reforçar a diversificação das parcerias comerciais e estimular a integração às cadeias globais de valor.

O entendimento alcançado preserva instrumentos essenciais de política industrial, assegura prazos adequados de adaptação para setores sensíveis — como o automotivo — e cria condições favoráveis à atração de investimentos, à modernização produtiva, à inovação tecnológica e ao aumento da competitividade da indústria nacional. Além do que, por outro lado, o acordo deverá abrir ainda maior cooperação nos campos da cultura e da educação entre os dois blocos.

Para Rafael Cervone, presidente do Ciesp, “Ao incorporar compromissos equilibrados em áreas como sustentabilidade, compras governamentais, facilitação de comércio, defesa comercial e cooperação regulatória, o Acordo Mercosul–União Europeia fortalece o Mercosul como plataforma de inserção internacional e abre novas oportunidades para a indústria brasileira agregar valor, gerar empregos qualificados e ampliar sua presença em mercados de alto padrão. Trata-se de um avanço estrutural que contribui para o crescimento econômico, a estabilidade institucional e o desenvolvimento sustentável de longo prazo."

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Ciesp