Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Diretoria de Marketing e Comunicação do CIESP
  • share Compartilhe

A Indústria pode contar com uma alternativa de acesso a crédito com taxas mais competitivas: o Induscoop, uma parceria entre Fiesp, Ciesp e a Central Cooperativa Unicoob integrada ao Sicoob. Entre as vantagens: Linha Capital de giro com taxas a partir de 1,50% ao mês.

Ciesp News (04/07/2024) - Induscoop tem o intuito de prover produtos financeiros com custos e condições melhores que o mercado, contou André Rebelo, diretor executivo dos Departamentos de Infraestrutura (Deinfra) e da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) Fiesp/Ciesp. As linhas de crédito mais vantajosas para a indústria é resultado da parceria firmada entre Fiesp, Ciesp e a Central Cooperativa Unicoob integrada ao Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

programa de Financiamento envolve a mobilização de R$ 60 bilhões até 2026 para financiar a inovação e a digitalização. Os recursos são provenientes do BNDES e da FINEP com taxas de juros mais adequadas à inovação.

“A indústria sempre reclamou da dificuldade de acesso a crédito. Então sempre foi um sonho, da indústria em geral, do Ciesp e da Fiesp, ter instituição financeira que pudesse suprir as demandas por produtos e serviços. E que estivesse mais próxima, entendesse as dores e as dificuldades do setor produtivo”, explicou André Rebelo sobre o que motivou a busca da Fiesp e do Ciesp por uma cooperativa de crédito para a Indústria.

O objetivo do Induscoop é justamente esse: oferecer uma alternativa de acesso a crédito com condições competitivas e abaixo do mercado e, atendimento personalizado.

A parceria foi assinada no ano passado e lançada em 16 de outubro de 2023.

A decisão pela parceria, ao invés de abrir uma cooperativa própria, se deu para facilitar o processo de colocar a ideia em prática: “O sistema cooperativo está muito maduro. Tem instituições com tamanho grande. A gente optou por em vez de abrir, fazer parceria com uma cooperativa consolidada”.

Linhas de Crédito
As empresas encontram de tudo na cooperativa, explicou o diretor executivo. Mas foi definido três produtos como carro chefe:
• Linha de capital de giro com custo a partir de 1,5% ao mês;
• Linha da Finep para financiar inovação e investimento com custo de TR + a partir 4,2% ao ano, que dá menos de 6% ao ano;
• E boleto de cobrança a R$ 1,99.

Seguro Patrimonial
Mais recentemente, André Rebelo comentou que empresas associadas tiveram dificuldade de renovar seguro patrimonial no mercado, seja por excesso de exigências, reajuste do seguro anual muito elevado ou por negativa das seguradoras em atender determinados segmentos. “A gente colocou a corretora de seguros da cooperativa para montar produto para as empresas e vai conseguir atender demanda de seguro com custo mais baixo.” Ele observou ainda que quem for renovar seguro, pode procurar a cooperativa também. “Não precisa ser correntista nem se associar.”

Benefícios
Os benefícios para a Indústria, observa André Rebelo, são:
• Acesso a produtos e serviços bancários com custo mais baixo;
• Atendimento personalizado ao que as empresas precisam;
• Os clientes não falam com máquina, embora exista apoio da automação. Há pessoas para o atendimento às empresas;
• À medida que novas necessidades surgem, a Cooperativa de Crédito se organiza para atender as demandas.

Nesse sentido de atendimento personalizado e de novas demandas, o diretor executivo compartilhou alguns exemplos:

Linha de crédito para renovação de máquinas: “Muitas indústrias precisam reformar as máquinas para se adequar a NR-12 (Norma Regulamentadora nº 12) para reduzir ocorrências de trabalho. DEMPI (Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria) e o Departamento de Competitividade e Tecnologia (DECOMTEC) conseguiram linha de renovação das máquinas.”

Linha de crédito para custear missão empresarial à China: a linha de crédito foi um facilitador e financiou alguns custos dessa missão organizada pela Fiesp e Ciesp, que aconteceu em novembro de 2023.

Linha de crédito para antecipar 13º salário: Empresas que desejam antecipar o 13º salário, agora tem uma linha específica para atender os associados. Taxas entre 1,40% a.m. e 1,75% a.m.

O Induscoop funciona, portanto, como um parceiro financeiro da Indústria: “Até meados de 13 de junho [2024] já havia concedido 13 milhões e 500 mil em operações de crédito, já tinha feito captação de 1 milhão e meio em depósitos e já tinha associado mais de 100 empresas da nossa base Ciesp/Fiesp”, finalizou Rebelo.

Conheça o Induscoop e aproveite as oportunidades!
Site: https://induscoop.fiesp.com.br/
Sicoob Central Unicoob: +55 44 3032-7878 (WhatsApp)

DIRETORIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DO CIESP
Taianne Silva, Redatora Jr. - Mtb 0077928/SP