Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • share Compartilhe

Para vice-presidente do Ciesp, Polo Regional ‘elimina barreiras’ e democratiza acesso às ferramentas alternativas de resolução de conflitos.

14/11/2025 - A implantação do Polo Regional de Conciliação, Mediação e Arbitragem em Ribeirão Preto “elimina barreiras” e democratiza o acesso a estas ferramentas alternativas de resolução de conflitos. A afirmação é do 2º vice-presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Francesconi Júnior, e foi feita durante a inauguração do Polo da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp em Ribeirão, que aconteceu na manhã desta sexta (14/11).

Lideranças jurídicas, empresariais e políticas da região prestigiaram o evento, que ocorreu na Diretoria Regional do Ciesp de Ribeirão, onde o Polo funcionará. Durante a inauguração, também foi assinada uma parceria entre a Câmara Ciesp/Fiesp e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Uma sala da Diretoria Regional foi adaptada para poder realizar tanto reuniões de mediação e conciliação, quanto audiências de arbitragem presenciais e online. Francesconi lembrou que o Polo evitará a necessidade de deslocamento até São Paulo, tornando as ferramentas mais acessíveis. Para ele, a parceria da Câmara com a Faesp torna a regional de Ribeirão uma unidade completa, com todos os serviços que o Ciesp oferece.

É importantíssimo expandir a conciliação, mediação e arbitragem para além da indústria porque a justiça célere e confiável é uma demanda de todos os setores. É muito importante numa região como Ribeirão Preto, que é a capital do agro, ter esta abertura, que representa tudo aquilo que a região precisa”, disse Francesconi.

Experiência
A secretária-geral da Câmara, a advogada Lilian Bertolani, disse que o polo ajudará a região de Ribeirão Preto a resolver de forma mais célere e segura os seus conflitos.

A Câmara [Ciesp/Fiesp] existe há 30 anos e já administrou mais de 900 procedimentos de mediação e arbitragem. A gente tem, realmente uma expertise, já administramos casos que vão desde conflitos societários, até conflitos empresariais e casos do agro, por exemplo. A Câmara atende a diversos setores da sociedade civil”, afirmou Lilian Bertolani.

O diretor regional do Ciesp em Ribeirão, André Francisco Ignácio, disse que as pendências jurídicas muitas vezes acabam tomando o tempo do empresário brasileiro, que deixa de se dedicar de maneira integral ao core do seu negócio. As ferramentas alternativas de resolução de conflitos, na sua opinião, trarão celeridade aos processos.

Sobre a parceria inédita com a Faesp, ele ressaltou que a articulação aconteceu por meio do diretor jurídico do Ciesp, o advogado Helcio Honda, e afirmou acreditar que o agro se tornará o maior cliente do polo de Ribeirão, visto que a cidade é considerada a capital do setor no país. “O município de Ribeirão está carente deste tipo de serviço e a Câmara Ciesp/Fiesp vai ocupar este espaço, trazendo mais visibilidade ao próprio trabalho da entidade.

Impactos
O vice-prefeito de Ribeirão, Alessandro Maraca, enfatizou que um bom acordo vale mais do que uma boa demanda e destacou, em especial, a conciliação e a mediação como ferramentas que beneficiarão a toda a sociedade, ainda que indiretamente.

A gente sabe que o Poder Judiciário hoje tem um número muito grande de processos e boa parte desses litígios poderiam ser resolvidos muito antes. Muitas vezes as empresas esperam a resolução destes conflitos para poderem fazer mais investimentos e contratações, isso quer dizer que toda a sociedade ganhará com isso, não só os envolvidos diretamente”, disse o vice-prefeito de Ribeirão.

O Procurador Geral do Estado Olavo Augusto Vianna, que é árbitro e um dos autores do livro “Lei de Arbitragem Comentada” (junto com Débora Alves Ferreira e Mateus Lins Rocha), destacou que o Ciesp e a Fiesp já têm larga experiência com procedimentos eletrônicos e afirmou que a chegada do Polo possibilitará um acesso maior às ferramentas por advogados e pelas partes.

Ribeirão Preto ganha muito. A organização [da Câmara] é impecável, a lista de árbitros é sensacional e a estrutura administrativa desempenha muito bem a sua atuação como case management. Essa iniciativa merece muitos aplausos”, disse Olavo Augusto Vianna.