Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Taianne Rodrigues
  • share Compartilhe

Medida passará a valer a partir de 24 de novembro de 2025.

Ciesp News – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exigirá que usuários externos usem o Certificado Digital A3 para acesso a serviços que envolvem protocolos, envio de documentos sensíveis, representação legal ou dados protegidos. Medida foi instituída pelo Ofício SEI nº 238/2025/DTI-INSS e passará a valer a partir de 24 de novembro de 2025.

O objetivo é fortalecer a segurança da informação, reduzir riscos e assegurar a integridade dos dados. O certificado utilizado deve estar válido e seguir os padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

O Certificado Digital Tipo A3 foi escolhido pela maior segurança: dificulta cópias e possibilita que o usuário tenha completo controle sobre o certificado. O serviço pode ser encontrado nos formatos token USB, cartão e nuvem via app VIDaaS. 

As empresas podem se antecipar à adoção do novo modelo de autenticação para evitarem contratempos no uso dos serviços do INSS e garantirem a familiarização com o certificado.

Certificado Digital Ciesp
Você sabia? Desde 2011, o Ciesp tem experiência consolidada em certificação digital via ICP-Brasil. E oferece desconto especial para empresas associadas à entidade e para associados aos sindicatos filiados à Fiesp.

Para solicitar: ciespdigital.com.br