Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Assessoria de Imprensa CIESP
  • share Compartilhe

Presidente quer que empresas vejam Ciesp e Senai como um hub de soluções para a indústria.

08/03/2023 - Empresários de São Caetano do Sul, no ABCD Paulista, participaram de uma reunião com a presidência do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) na tarde da última quinta (07), na qual foram discutidos temas como a necessidade de novas lideranças industriais na regional, cibersegurança e atualizações sobre produtos, serviços e ações de defesa da competitividade e da indústria, através do Ciesp. O encontro aconteceu no Laboratório de Cibersegurança da Escola Senai, em São Caetano.


O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, falou, dentre outras coisas, sobre o projeto para o Desenvolvimento Regional, que tem sido elaborado pelo Ciesp em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, visando identificar potencialidades, desafios e oportunidades, além de novas vocações de cada região, a fim de direcionar investimentos e políticas públicas de forma mais eficaz.


Cervone também disse achar importante que as indústrias vejam no Ciesp e no Senai um hub de soluções para os problemas do dia a dia. Ele ressaltou que, na questão da cibersegurança, por exemplo, o Senai é signatário de um hub mundial que trabalha o tema. “Na era da transformação digital e da industria 4.0, se um hacker entra no sistema de uma indústria, por exemplo, isso pode colocar em risco segredos industriais e até mesmo a própria produção. Em 2022, aproximadamente 25% das empresas brasileiras relataram perdas financeiras devido a ataques digitais”, disse Cervone.


Durante a reunião, técnicos do Senai-SP fizeram uma apresentação aos empresários, trazendo alertas sobre cibersegurança, como sobre as ações de prevenção à prática do ransomware, sequestro digital de dados, que pode inviabilizar desde a emissão de notas fiscais até a produção.

Serviços e ações

A diretora secretária do Ciesp, Elizabeth Bozza, também fez uma apresentação sobre os produtos e serviços do Ciesp. Ela destacou aos empresários, por exemplo, que a entidade hoje tem disponibilizado aos seus associados o Painel Inteligência de Mercado 2.0, que reúne informações cadastrais de quase 18 milhões de empresas dos mais diferentes portes e áreas de atuação. De acordo com ela, o recurso auxilia na análise de novos mercados, na busca por parcerias para o desenvolvimento de projetos.


O primeiro vice-presidente do Ciesp, Vandermir Francesconi, disse que o contato do Ciesp diretamente com as empresas é fundamental para que a entidade possa entender as necessidades do setor. “Essa é a primeira de várias reuniões. Queremos saber do que vocês estão precisando e, ao mesmo tempo, que vocês possam conhecer serviços que talvez vocês não saibam que o Ciesp disponibiliza hoje”, disse Francesconi.


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP
Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Adriana Matiuzo Mtb PR-99 (11) 9 5158-6921