Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • person Taianne Rodrigues
  • share Compartilhe

Os esforços em conjunto têm como objetivo promover a restauração florestal na cidade de São Paulo. Helcio Honda, diretor jurídico do Ciesp, destaca o apoio da entidade à iniciativa de levar mais verde para a sociedade, o que contribui para uma agenda mais positiva.

Ciesp News - Representando o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Rafael Cervone, no dia 28 de julho de 2025, Helcio Honda, diretor jurídico da entidade, assinou termo de parceria institucional celebrado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP), em união com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA), Trench Rossi e Watanabe Advogados e as Secretarias de Mudanças Climáticas e de Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo. Os esforços em conjunto têm como objetivo promover o plantio de árvores na cidade para restauração florestal.

Subseção de Santo Amaro será a primeira a receber o projeto, com o plantio inicial de 100 mudas de espécies nativas. A iniciativa deverá ocorrer nas áreas das Subseções da OAB-SP ou em áreas cedidas pelas Subprefeituras e as plantas escolhidas levam em conta as características de cada região. Cada parceiro irá contribuir com recursos, como materiais, divulgação e especialistas.

O objetivo é, junto com a Secretaria Municipal de São Paulo, identificarmos regiões e começarmos a intensificar o plantio de árvores, de forma que nós possamos ter uma esfera muito ligada ao ESG, à agenda da ONU de 2030. É muito importante essa iniciativa”, explica Helcio Honda, diretor do Departamento Jurídico do Ciesp, que esteve na sede da OAB-SP para assinatura do termo de parceria.

Essa iniciativa vai de encontro às preocupações do Ciesp sobre proteção da natureza, mudanças climáticas e questões de ESG. Helcio Honda explica que o presidente Rafael Cervone tem o compromisso de levar o projeto para outros municípios do Estado de São Paulo, reafirmando a responsabilidade institucional da entidade com o meio ambiente e com as futuras gerações.

Precisamos de mais verde, de mais áreas plantadas. Então, esse projeto leva o Ciesp para uma condição muito interessante, porque nós estamos apoiando esse movimento de dar mais verde para a sociedade, para a comunidade e com isso, nós vamos ter uma agenda mais positiva”, explicar Honda.

O Ciesp está presente em todo o Estado de São Paulo por meio de suas 42 Diretorias Regionais, Municipais e Distritais, estrategicamente localizadas e a entidade oferece abrangência e uma sólida estrutura de serviços, representatividade, atendimento personalizado à indústria e às empresas associadas e oportunidade de levar iniciativas como essa para outras regiões e prefeituras.

Cerimônia
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, Leonardo Sica, presidente da OAB-SP; Rosa Ramos, presidente da Comissão do Clima; José Renato Natalini, secretário-executivo de Mudanças Climáticas, que representou a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Fábio Feldmann, vice-presidente da Comissão do Clima da OAB-SP; Rodrigo Ashiuchi, secretário do Verde e do Meio Ambiente; Jair Kaczinski, gerente da Área Técnica do SENAR; Thiago Soares Meireles, presidente da Comissão do Agronegócio da OAB-SP e advogado da FAESP; Luciana Gil, diretora-financeira da UBAA.

Também estiveram presentes a vice-presidente da OAB-SP, Daniela Magalhães; a secretária-geral adjunta da OAB-SP, Viviane Scrivani; o presidente da OAB Santo Amaro, Alexandre Fanti; a vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-SP, Gabriela Braz Aidar; a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP, Laís de Figueirêdo Lopes; a presidente da Comissão de Ação Social da OAB SP, Claudia Trinca; a coordenadora da Comissão do Clima da OAB SP, Cristiane Barbuglio; a geóloga Maria Marta Vasconcelos; a presidente do IMS (Instituto de Mulheres Solidárias), Ana Karin Dias de Almeida Andrade; o médico e ambientalista Gilberto Natalini; a diretora sudeste da UBAA, Roberta Jardim; entre outras autoridades.