Universidades paulistas contribuem no desenvolvimento de soluções - CIESP

Universidades paulistas contribuem no desenvolvimento de soluções

Logo após a apresentação do case da Realen Folheados, a Conferência de Incentivo às Práticas de Produção Mais Limpa apresentou as “Formas de Apoio das Universidades para implementar ações de Produção Mais Limpa nas Empresas”.

O primeiro a explanar sobre como as universidades estão contribuindo para o processo foi Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa, professor da FEI e Coordenador de Projetos do IPEI, com o tema “Projeto de Lavadora de Roupas que permite o Reúso da Água e Conservação de Tecidos”.

Chiesa esclareceu que o projeto foi desenvolvido pelos alunos do curso de engenharia têxtil em parceria com a empresa Whirlpool Latin America, líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos e que atua no país com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.

O trabalho, que teve investimentos de apenas R$ 2.500, permitiu que a lavagem de roupas fosse feita com menos água e, o que é mais importante, não comprometendo o produto: “Houve eficiência do processo em termos de reúso e ganho na qualidade final. Conseguimos reduzir em 50% o consumo da água em uma lavagem simples e 30% na dupla” observa Chiesa.

O professor Chiesa conclui dizendo que em breve haverá demonstrações no mercado de como o projeto desenvolvido por alunos da FEI funciona efetivamente.

Economia
José Carlos Jacinto, coordenador do Núcleo de Estudos de Produção Mais Limpa da Universidade Anhembi Morumbi, apresentou o tema “As Ações do Núcleo de Estudos em Produção mais Limpa na Universidade Anhembi Morumbi”, em que fala de um grupo de estudos, criado neste ano, com alunos dos cursos de engenharia elétrica, tecnologia em sistema de informação, engenharia mecânica, engenharia de produção e ciência da computação.

Eles trabalham no desenvolvimento de combustíveis mais econômicos para projeto ERRBA, um monoposto de três rodas, fabricado em fibra de vidro com reforços estruturais em alumínio: “Com etanol, o carro teve uma redução de consumo de 196,343 km em relação a gasolina.”

Adequação sustentável
Roberto Gardesani, coordenador do Macklogs do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Mackenzie, mostrou aos presentes um breve estudo das Cadeias de Suprimentos e Reversa do Setor de Equipamentos Eletromédicos com Vistas na Adequação à Diretiva WEEE e Rohs (Waste Electrical and Electronic Equipment, diretiva da comunidade europeia sobre desperdícios elétricos e equipamentos eletrônicos, o qual junto da diretiva Rohs, tornou-se lei europeia a partir de 2003).

O estudo faz parte do Projeto Ambientronic, apresentado na Fiesp em 2009, e que visa o desenvolvimento de produtos, adequando de modo sustentável equipamentos eletromédicos às recomendações das diretivas WEEE, e que participam o Ministério da Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Indústria, Comércio Exterior e setores acadêmicos e empresariais.

Importante salientar que, caso esses equipamentos não seguirem as diretrizes determinadas, a Comunidade Europeia não realizará sua importação.

Energia limpa
Alberto Akio Shiga, coordenador do Núcleo de Produção Mais Limpa da Universidade São Judas Tadeu, demonstrou durante sua breve palestra “Núcleo de Produção Mais Limpa e Sustentabilidade” fase de aproveitamento do sistema eólico e alguns pontos do recém-criado projeto “Totem”, que prevê utilização de aproveitamento da energia solar e posterior transformação dessa energia na universidade.

Interesse global
Por fim, Roberto Moreira, diretor Pedagógico do Complexo Educacional FMU, cumprimentou a iniciativa do Ciesp e da Fiesp na elaboração do evento e destacou o intercâmbio que ocorre com alunos de Colônia na Alemanha, preocupados com as questões de meio ambiente: “Produção Mais Limpa tem repercussão mundial e muitas pessoas interessam-se em saber o que o país está fazendo para que a prática se torne um hábito”.

Moreira disse também que os estudos de questões ligadas ao Meio Ambiente não envolvem apenas alunos de cursos de engenharia, mas de todo o complexo da FMU e isso estabelece uma conscientização ainda maior por parte de todos.

O evento foi finalizado com a cerimônia de premiação do concurso “Incentivo às Melhores Práticas de Produção Mais Limpa”. Veja a lista dos vencedores:

·Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Projeto: Exposição reciclável – Modulação Permanente com Racionalização
Camila Poio de Oliveira Bressan


·Centro Universitário da FEI
Projeto: Otimização da Sucata Metálica Gerada em Indústria de Relaminação de aço carbono
Jordão de Moura Ferreira


·Faculdades Integradas Rio Branco
Projeto: Inserção do Modelo Europeu de Jardins Verticais no Brasil
Caroline Cagnini de Almeida


·Faculdades Metropolitanas Unidas(FMU)
Projeto: Proposta de Sistema de Lavagem de Calçados Laváveis com Sabão de Cinzas
Aline Pereira dos Santos


·Universidade Anhembi-Morumbi
Projeto: Meio Alternativo de Energia: Geradores a Diesel x Biocombustível e Gás Natural
Tatiana Yambanis Thomaz


·Universidade de Campinas(Unicamp)
Projeto: Utilização do Resíduo de Polimento de Porcelana na Confecção de Artefatos de Concreto
André Riceroto Amaral


·Universidade de São Paulo (USP São Carlos)
Projeto: Redução de Impactos Ambientais e Gastos através da Minimização do Descarte de Peças Reprovadas em Testes de Qualidade
Rafael de Barros Cobra


·Universidade de Taubaté (Unitau)
Projeto: Ecoeficiente condicionamento
Maria Claudia Costa de Oliveira


·Universidade Estadual Paulista”Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Bauru)
Projeto: Usina de Incineração de Lixo com Cogeração de Energia
David Engler Faleiros


·Universidade Estadual Paulista”Júlio de Mesquita Filho”(Unesp Sorocaba)
Projeto: O Ponto Certo
Daniela de Andrade Mello Freire


·Universidade Presbiteriana Mackenzie
Projeto: Sustentabilidade na Indústria Farmacêutica
Cesar Collet e Silva


·Universidade Santo Amaro (Unisa)
Projeto: Reuso da Água da Máquina de Lavar
Claudia Lucia Mota


·Universidade São Judas Tadeu (USJT)
Projeto: Sistema Autônomo para Eficientização na Produção de Energia Elétrica através da Luz Solar
Luana Antunes Afonso Pestana

·Universidade Unimonte(Santos-SP)
Projeto: Implantação de Restaurantes Sustentáveis nas Indústrias
Paloma Kristine Teixeira

Estiveram na conferência cinco professores de faculdades que implementam ações de produção mais limpa nas empresas

Celso Lopes, Agência Ciesp de Notícias