Tecnologia e qualificação profissional são desafios para a indústria fornecedora
- Atualizado emCom a intensificação e o início da operação dos projetos do pré-sal, previsto para os próximos 60 dias, as indústrias fornecedoras da cadeia do petróleo precisam estar cada vez mais preparadas para atender a demanda do setor. Isso implica aperfeiçoamento tecnológico, melhor qualificação profissional e produtos mais competitivos, em relação aos fornecedores estrangeiros. O aviso foi dado pelo coordenador executivo do Prominp, José Renato de Almeida, para cerca de 400 empresários que participaram do lançamento da parceria entre Ciesp e Petrobras, na sede da entidade paulista.
“Fizemos um diagnóstico que nos mostrou gargalos em infraestrutura, tecnologia e qualificação de pessoas”, sublinhou Almeida. Para o executivo, é fundamental que os fornecedores enxerguem com antecedência qual será a demanda do setor para que possam se preparar e ampliar sua capacidade produtiva, e buscar oportunidades de participação nos negócios que serão gerados no setor de petróleo e gás nos próximos anos.
O diagnóstico feito pelo Prominp apontou a necessidade de atualização tecnológica das empresas brasileiras, na maioria dos 18 setores estudados. O estudo revelou um distanciamento generalizado das empresas com as universidades e os centros de pesquisas – as maiores fontes de conhecimento tecnológico – tornando os meios produtivos do setor bastante dependentes da Petrobras no desenvolvimento de novas tecnologias, por meio de acordos de cooperação.
Como o conhecimento não é compartilhado e as universidades não possuem tradição em atender demandas empresariais, ele nem sempre é aplicado no desenvolvimento da indústria brasileira.
José Renato de Almeida citou números expressivos da necessidade do setor do petróleo na qualificação profissional. O plano de negócios da Petrobras prevê que o Prominp capacite 207 mil profissionais dos níveis básico, médio técnico e superior até 2013. Cerca de 20 mil pessoas serão treinadas em São Paulo, com o auxílio do Senai-SP para os cursos de nível básico. “São 700 cursos de diferentes demandas de fabricação e em profissões necessárias às atividades do setor.”
Portal de Negócios
O coordenador do Prominp anunciou o Portal de Oportunidades da Cadeia de Suprimentos de P&G, criado para ajudar o empresário a encontrar os fornecedores e compradores de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural de todo o país, além de informar sobre demandas de materiais e equipamentos e os investimentos do setor.
“O portal viabiliza a conexão entre empresas. Quem utilizar esse canal vai poder colocar seus catálogos de produtos e ser visto em todo o Brasil. Vai poder, também, buscar uma base para seu negócio ou um potencial mercado para o seu produto”, afirmou o coordenador do Prominp.
Clique para acessar as palestras em PDF:
José Renato de Almeida, Coordenador Executivo do Prominp
Ernani Turazzi, Gerente de Cadastro de Bens e Serviços
José Luiz Marcusso, Gerente Geral – Unidade Bacia Santos
Odair Souza, Agência Ciesp de Notícias