Skaf vistoria obras do Sesi e anuncia novo Senai em São João da Boa Vista
- Atualizado em
![]() |
Nem mesmo a garoa insistente tirou o entusiasmo do presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, na visita às obras de construção do novo Sesi de São João da Boa Vista, realizada na manhã desta quinta-feira (3). Também participaram do evento o prefeito Nelson Nicolau e os diretores Pedro Tavares (Ciesp) e Pedro Delalibera (Fiesp).
“Apesar das contramarchas, as obras agora estão caminhando bem. E espero inaugurar esta escola até junho do próximo ano”, declarou Paulo Skaf, horas depois, em encontro com empresários no Ciesp sao-joanense.
A unidade deverá receber os cerca de 500 jovens que estudam em prédio cedido pela Prefeitura, permitindo ainda ensino em regime de tempo integral aos alunos do Ensino Fundamental.
“Esta obra integra nosso projeto de reequipar toda a rede física do Sesi e permitir que todos os 120 mil alunos do Ensino Fundamental estudem em tempo integral”, falou o presidente da Fiesp/Ciesp e também do Sesi/Senai-SP. “Nada mais gratificante do que investir no crescimento de pessoas”, acrescentou.
![]() |
Na visita ao terreno do Jardim Itália, no Distrito Industrial, o prefeito Nicolau aproveitou para mostrar área próxima, com cerca de 10 mil metros quadrados, que poderá ser doada ao Senai paulista.
“Parte da área pertence a algumas empresas instaladas no Distrito, mas elas estão dispostas a ceder o espaço ao Senai”, explicou o prefeito. “A questão agora é definir quem vai construir: se a Prefeitura, se o Senai”, completou.
Agência Senai poderá virar Escola
No encontro com as bases empresariais, Skaf falou ainda da visita à agência de treinamento do Senai, unidade vinculada ao Senai de Mogi Guaçu, que participa, ao lado da Prefeitura e da Agência de Desenvolvimento de São João, de um arrojado programa de qualificação profissional. “Apesar do espaço reduzido, a agência ocupa cada metro quadrado útil para qualificar e capacitar pessoas”, observou.
Só neste ano, o programa prevê qualificação profissional para 1.700 trabalhadores de 29 indústrias. As ocupações abrangem desde Tornearia CNC, Solda, Caldeiraria, Confecção até panificação, assinala Amélia Queiroz, da Agência de Desenvolvimento, que está abrigada num dos andares da sede do Ciesp de São João.
A agência mantém um banco de dados de todos os alunos que passam pelo treinamento no Senai, com o histórico escolar de cada um, diz a diretora da Agência. “Esse currículo é fator de seleção no recrutamento desses jovens pelo mercado de trabalho”, adiantou.
Segundo Amélia, o programa da Prefeitura tornou-se referência no Estado na política de incentivos à instalação de novas empresas. “Neste projeto, as empresas recebem não só os incentivos de praxe, mas também a qualificação dos futuros profissionais que pretendem contratar”, acrescentou.
Ao final do encontro com empresários, representantes da Cristais São Marcos, pertencente à tradicional família de vidreiros Molinari, entregou ao presidente Skaf uma peça decorativa.
A empresa, com sede em Poços de Caldas, trabalha há mais de quatro décadas na produção de peças em vidro Murano, do tipo encontrado na Ilha de mesmo nome, na Itália. “Esta peça simboliza a união da classe industrial em torno de suas entidades, a Fiesp e o Ciesp”, definiu Molinari Júnior, neto do famoso vidreiro mineiro.
Entrevista na TV União
Esta foi a primeira visita de Skaf a São João desde que assumiu o comando do Ciesp. Como representante da Fiesp, no entanto, já esteve outras vezes na região, quando inaugurou a Incubadora de Empresas do município e, também, quando da assinatura de convênio com a Prefeitura para instalação da atual Agência de Treinamento do Senai.
Antes de falar a docentes e alunos do Sesi na sede da Fundação de Ensino Otávio Bastos (Feob), Skaf concedeu entrevista ao Programa Região 2000, da TV União e ao Jornal do Dia, da mesma emissora, que retransmitem programas em cadeia com outras emissoras do País.
Rubens Toledo, Agência Indusnet Fiesp