Skaf anuncia ações da indústria para ajudar a reconstruir Paraitinga
- Atualizado emO presidente do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Fiesp) encontrou-se, nesta terça-feira (19), com a prefeita Ana Lúcia Bilard Sihele e anunciou ações imediatas para ajudar na reconstrução de São Luiz do Paraitinga. As medidas estão voltadas para as áreas da educação, cultura, esportes e formação profissional.
O município representa um dos mais importantes acervos arquitetônicos do estado de São Paulo. Skaf percorreu todo o centro histórico – devastado no dia primeiro de janeiro deste ano pelas fortes chuvas que provocaram enchentes e destruição – e verificou os danos causados em duas escolas municipais localizadas nesta região da cidade.
“Vi aqui a determinação destas pessoas, todos trabalhando para reconstruir a cidade. A Fiesp/Ciesp vai ajudar no que for necessário. Nossas equipes estão preparadas para, no início de fevereiro, começar este trabalho.”
Outra característica da cidade é sua vida cultural, normalmente intensa. O cantor sertanejo Luciano, que faz dupla com o irmão Zezé di Camargo, acompanhou o presidente Paulo Skaf na visita e decidiram que o cantor, com o apoio da área cultural do Sesi-SP, irá organizar um grande show em São Paulo. Durante o espetáculo serão leiloadas obras dos artesãos de São Luiz do Paraitinga.
Toda a arrecadação irá para o Fundo de Cultura do Município. Paulo Skaf anunciou que também será realizado no Espaço Cultural da Fiesp, na av. Paulista, uma exposição do trabalho produzido por esses artistas.
Sistema Sesi de Ensino – O presidente do Ciesp/Fiesp afirmou que a prioridade é o treinamento imediato de todos os professores das escolas municipais, que serão preparados para adotar o Sistema Sesi-SP de Ensino a partir do inicio das aulas, em 18 de fevereiro.
“O treinamento será feito na escola do Sesi em Taubaté e, até o final de março, todos os alunos irão receber as apostilas com a nova metodologia”, disse.
Esportes – Segundo a prefeita Ana Lúcia, a reconstrução das escolas está a cargo do governo do Estado. Enquanto elas não ficam prontas, 240 alunos serão levados diariamente para o Sesi de Taubaté, para participarem do Programa Super Férias, que desenvolve uma série de atividades esportivas, das oito horas da manhã às quatro da tarde.
Cursos do Senai – Atendendo às necessidades imediatas da cidade, o Senai montará um galpão para iniciar a formação imediata de 448 pessoas na área da construção civil. Serão dez cursos, entre eles os de eletricista, encanador, carpinteiro e pintor.
“Queremos que os próprios moradores ajudem na reconstrução de Paraitinga, e o Senai vai ajudar na formação desses profissionais”, afirmou Skaf.
Alimente-se Bem – O líder empresarial determinou também que uma unidade do Programa “Alimente-se bem” do Sesi-SP seja colocada à disposição da população da cidade. Será estudada também a possibilidade de transformar em Estação Cultural o antigo prédio onde funcionava o Sesi na cidade.
O presidente do Ciesp/Fiesp voltará a São Luiz do Paraitinga na primeira quinzena de fevereiro para verificar o resultado dessas ações emergenciais.
Djalma Lima, Agência Ciesp de Notícias