Região do ABCD Paulista recebe Jornada de Transformação Digital
- Atualizado emAdriana Matiuzo, Agência Indusnet Fiesp
Diadema recebeu nesta quinta-feira (6/10) um roadshow, evento itinerante de apresentação da Jornada de Transformação Digital. O programa, que é uma iniciativa Fiesp/Ciesp/Senai/Sebrae, oferece treinamentos e consultorias para que as micro, pequenas e médias empresas possam automatizar e modernizar seus processos de produção, garantindo aumento de até 50% na produtividade.
No evento regional de lançamento, no Senai Diadema, foi apresentado o programa, de forma didática e objetiva, para empresários e gestores do setor da indústria das regionais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A jornada, voltada para associados e não associados ao Ciesp, tem custo zero para empresas com rendimento de até R$ 8 milhões por ano.

A abertura foi realizada pelo presidente do Ciesp, Rafael Cervone, recebido pelo anfitrião, o diretor regional do Ciesp Diadema, Anuar Dequech Júnior. Para Cervone, essa é uma oportunidade única, especialmente, para as micro, pequenas e médias empresas que enfrentam tantos desafios no setor industrial. “A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais a necessidade de a indústria se manter atualizada e familiarizada com as novidades do mundo tecnológico. A jornada revisa o modelo de negócio e os processos produtivos, promovendo ajustes importantes que trazem impacto imediato ao caixa das empresas. Quando a indústria melhora sua competitividade, o país também se torna mais competitivo”, destacou Cervone.
Dequech Júnior concordou e lembrou que a jornada é conduzida por consultores especializados do Sebrae e do Senai-SP. Os profissionais atendem as indústrias individualmente, fazem diagnósticos e sugestões de melhorias.
“A jornada é um dos maiores programas de digitalização do mundo e poderá ser um modelo paulista a ser propagado para o Brasil. As melhorias proporcionadas impactam em toda a cadeia produtiva, visto que as micro, pequenas e médias empresas ‘alimentam’ as grandes indústrias fornecendo peças e insumos”, explicou Dequech Júnior.
