Para Cetesb, regulamentação é o maior desafio do novo plano nacional para o setor - CIESP

Para Cetesb, regulamentação é o maior desafio do novo plano nacional para o setor

O maior desafio do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, recém-aprovado no Congresso, é a regulamentação dos seus artigos, para que a nova política para o setor seja bem compreendida e aplicada.


“E isso vai demandar muitas discussões e debates em workshops como este”, afirmou a engenheira Gabriela Ferraresi, da Cetesb, em workshop desta quinta-feira (26), transmitido via TV Interativa para toda a rede Ciesp e acompanhado por mais de 500 indústrias.


“As indústrias, mais do que já fazem, deverão buscar tecnologias para redução do volume de descartes, via incineração ou co-processamento, e escolher matérias-primas menos tóxicas”, assinalou a engenheira.


Gabriela diz que a Cetesb “vê com bons olhos” práticas de reutilização como reaproveitamento de areias de fundição, aplicação do lodo das estações de tratamento de água e esgoto doméstico na agricultura, ou ainda utilização de resíduos da indústria siderúrgica na pavimentação de estradas.


“A adoção de logística reversa será mais estimulada, já que a nova lei de resíduos estabelece responsabilidade compartilhada para fabricantes e coletores pela disposição final de embalagens de produtos”, acrescentou.


Antes de responder às perguntas dos telespectadores, a engenheira Gabriela falou sobre as diferentes classes de resíduos, normas de coleta e identificação de amostras de resíduos, cuidados no transporte, armazenagem e disposição final. “O uso de resíduos como combustível é uma saída viável, desde que o processo não acarrete acréscimo nas emissões de gases poluentes”, alertou Gabriela.


Para Eduardo San Martin, diretor de Meio Ambiente do Ciesp e coordenador do workshop, “esse emaranhado de leis, portarias e resoluções confunde a cabeça do empresário, que deseja cumprir as regras do jogo ambiental”.


Ele destacou o esforço do Ciesp e da Fiesp para difundir o conceito de Produção Mais Limpa, já incorporado em alguns setores da indústria, como o têxtil. “No dia 14 de setembro, realizaremos conferência sobre o tema, com a participação de 15 universidades parceiras. Serão premiados os melhores trabalhos acadêmicos”, adiantou.


Mostra de Ações Ambientais


Em Jacareí, o workshop foi uma preliminar do segundo dia da 6ª Mostra de Ações Ambientais no Ciesp local. Foram apresentados sete cases de sucesso nos dois dias de evento (25 e 26), além da ação “Jacareí Mais Limpa” – parte do projeto Beija-Flor, conduzido pelo Grupo de Meio Ambiente da Regional, entidades ambientais e comunidade local.


Rubens Toledo, Agência Ciesp de Notícias