Macrotendências: no Ciesp de Araraquara foram apresentadas oportunidades de negócios para público 60+ - CIESP

Macrotendências: no Ciesp de Araraquara foram apresentadas oportunidades de negócios para público 60+

Adriana Matiuzo, Agência Indusnet Fiesp

A população acima dos 60 anos deverá crescer 77% no mundo até o ano de 2040, o que implicará em aumento com gastos em saúde, maior consumo de serviços de homecare e novos nichos de assistência e tratamentos para doenças crônicas.

Esse foi um dos pontos abordados ontem (27/10), em Araraquara, pelo presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Rafael Cervone, durante sua palestra Macrotendências Mundiais até 2040. O evento aconteceu no Museu da Lupo e reuniu 50 empresários e gestores da área da indústria.

A apresentação de Cervone utilizou o cruzamento de 326 bancos de dados do Ciesp e da Fiesp e apontou tendências para nove áreas. Além de saúde, a apresentação tratou de infraestrutura, trabalho e qualificação, alimentos, urbanização e segurança, energia, perfil do consumidor e entretenimento e turismo. “Com essa palestra, a nossa ideia é sinalizar temas que podem ser relevantes para aprofundamento pelos setores e trazer novas oportunidades de negócios”, disse Cervone.

O presidente do Ciesp também chamou a atenção para a maturação e proliferação da Indústria 4.0, o que deve impactar profundamente nos processos produtivos, no perfil dos empregos e nos fatores de competitividade. “A tecnologia deverá impactar também nas cadeias produtivas mundiais. Esse processo de maturação e proliferação tem feito com que essas tecnologias ganhem cada vez mais um caráter de sociedade 4.0”, explicou Cervone, que foi recebido pelo diretor regional do Ciesp em Araraquara, Bruno Franco Naddeo.

Araraquara foi a 14ª regional onde a palestra foi apresentada. O Ciesp possui 42 regionais no estado e representa 8 mil indústrias associadas.

Cervone aproveitou a passagem por Araraquara para visitar as fábricas da Lupo, da Nigro e Alumínio Ramos. A empresária Liliana Aufiero, presidente da Lupo, recebeu uma placa em homenagem à fábrica pelos 80 anos de parceria com o Ciesp. A empresa é a associada mais antiga da entidade na região.

O presidente Rafael Cervone, no Ciesp de Araraquara, apresenta informações do Macrotendências, que soma 326 bancos de dados do Ciesp e da Fiesp. Foto: Fiesp
O presidente Rafael Cervone, no Ciesp de Araraquara, apresenta informações do Macrotendências, que soma 326 bancos de dados do Ciesp e da Fiesp. Foto: Fiesp