Jornada de Transformação Digital envolve mais de 10 mil empresas - CIESP

Jornada de Transformação Digital envolve mais de 10 mil empresas

Ewerton Ferrari, Senai-SP 

A Jornada de Transformação Digital, maior programa de digitalização de micro, pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, foi apresentada para os membros do Departamento da Indústria da Construção e Mineração da Fiesp (Deconcic), junto com cases de empresas de construção e arquitetura que já participaram do programa e que obtiveram ganhos significativos de produtividade e de redução de custos.

A reunião foi realizada na última quarta-feira (29/3), no prédio da Fiesp. O diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra, explicou que “o programa tem como pressuposto ajudar as empresas em quatro principais dores: a dificuldade enquanto a digitalização impacta a estratégia, até atingir os objetivos efetivamente; a administração da tecnologia; a escassez de profissionais capacitados; e a dificuldade de acesso a recursos para investimento”.

Atualmente, mais de 10 mil empresas já estão participando do programa e, do total, 10% são indústrias do segmento da Construção Civil. Qualquer empresa com CNAE industrial que tenha faturamento anual de até R$ 8 milhões recebe, gratuitamente, consultorias e treinamentos do Senai-SP e Sebrae-SP.

Iniciativa da Fiesp, Ciesp, Senai-SP e Sebrae-SP, lançada em maio de 2022, contribui para o aumento de produtividade e redução de custos de indústrias de todo o Estado

Iniciativa da Fiesp, Ciesp, Senai-SP e Sebrae-SP, lançada em maio de 2022, contribui para o aumento de produtividade e redução de custos de indústrias de todo o Estado. Foto: divulgação

Uma das empresas participantes é escritório de arquitetura Xok Arquitetos e Associados, que obteve ganho de produtividade de mais de 67% após a Jornada de Transformação Digital. “Se você não tem mais retrabalho, significa que você tem uma capacidade maior instalada e muito mais fôlego para atuação”, contou o empresário Bruno Turola Felicio.

Já a Okamoto Construtora, da empresária Faviana Okamoto Simas, também contou com as consultorias do Senai-SP e teve uma redução de 12% no custo total de execução das obras e 11% de antecipação na conclusão. “A gente tentou mapear todos esses processos sozinhos, mas percebemos que não seria possível. Mais do que os resultados palpáveis, o Senai nos trouxe muitos ganhos não palpáveis. Os consultores viram qual era a cultura da nossa empresa e qual seria a maneira mais eficaz para engajarmos todo o time para a mudança”, explicou Faviana.

Newton Cavalieri, diretor titular adjunto do Deconcic, agradeceu à participação do Senai-SP na reunião e acrescentou que “esse assunto, para quem tem um pouco mais de ‘cabelo branco’, às vezes assusta, mas pela forma como a entidade estuda o processo e a forma de implantação, até pelo depoimento dos empresários, a gente vê que tem uma lógica e que facilita o avanço no caminho da digitalização”.

O encontro contou com diversos representantes do setor que, além da Jornada de Transformação Digital, puderam discutir sobre outros temas como a qualificação e a capacitação de funcionários do setor, o projeto Construa Brasil, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), e de atualizar questões dos diversos elos dessa cadeia produtiva.

Acesse o site da Jornada e saiba mais sobre a iniciativa.