Inclusão de mais pessoas no mercado de trabalho é debatida na Fiesp e no Ciesp
- Atualizado emIsabel Cleary, Agência Indusnet Fiesp
Para debater os temas de interesse da indústria e da sociedade com o novo governo federal, a Fiesp recebeu o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, para reunião na sede das entidades, nesta segunda-feira (20/3). O encontro foi conduzido pelo presidente da Fiesp e vice-presidente do Ciesp, Josué Gomes da Silva, que ressaltou a importância de um novo projeto do ministério representado por Dias, que traz a iniciativa privada para trabalhar em conjunto com o Estado, na busca a pela inclusão de mais pessoas no mercado de trabalho.
O projeto mencionado por Josué tem o objetivo de gerar emprego para as pessoas inscritas no Cadastro Único, permitindo que estas saiam dos programas de assistência e complementação de renda. Para isso, o governo federal trabalhará em conjunto com a indústria, e diversos setores da sociedade, para a qualificação e inclusão desta população que soma 27 milhões em idade e condições de trabalhar ou empreender.
De acordo com Dias, é uma recomendação do presidente Lula que o ministério trabalhe integrado com o setor privado. “Queremos olhar para essas pessoas do Cadastro Único e qualificá-las no padrão de uma empresa ou área pública, aumentando as suas chances de contratação. Teremos um olhar especial para as pessoas que estão na faixa da extrema pobreza”, disse o ministro. Ainda de acordo com Dias, o primeiro desafio é alcançar um milhão de beneficiários.
O ministro destacou também que esta visita à Fiesp vai ao encontro à meta de união do Estado com o setor privado. “Conheço o importante trabalho realizado pela indústria de São Paulo e o Sistema S para o Brasil, e estes atuam em uma direção que é importante para o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil.
Desde o início do ano, a Fiesp tem recebido autoridades nacionais e estaduais, para que os projetos que impactam a indústria e a sociedade sejam apresentados e debatidos. Já participaram da reunião de diretoria da entidade o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.