Impostos são os grandes entraves para o setor produtivo - CIESP

Impostos são os grandes entraves para o setor produtivo

Mesmo com o aumento do número de empresas e de consumidores que optam pelo Mercado Livre de Energia, a alta carga de impostos ainda torna o custo para o setor industrial elevado demais. A observação é do presidente do Conselho Superior de Infraestrutura da Fiesp, Fernando Xavier Ferreira, durante a realização do painel – As Oportunidades do Mercado Livre para a Indústria, realizado na manhã desta terça-feira (10) durante o 11º Encontro Internacional de Energia em São Paulo.

“O Brasil tem um dos custos de energia mais caros do mundo” – afirmou Fernando Xavier, cujo ponto de vista foi compartilhado por Paulo Pedrosa, presidente da (Abrace) Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, e José Laidener, diretor da Distribuidora de Energia Tractebel. Ambos frisaram que “o Brasil é o campeão mundial de impostos na conta de energia elétrica”.

Na visão dos debatedores do painel, há fatores como o licenciamento ambiental e a renovação de concessões que estão na base dos problemas do setor energético e que precisam ser resolvidos para que a indústria não perca sua competitividade ou migre para outros países. “Os Estados Unidos e a França têm custos de energia menores que os do Brasil”, comparou Paulo Pedrosa.

A mesa do debate foi coordenada por Fernando Xavier Ferreira, e composto pelo presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Antonio Carlos fraga Machado; Paulo Pedrosa, presidente da Abrace; José Laidener, diretor técnico da Tractebel; e Luis Fernando Manzano, Diretor da Comex.

Djalma Lima, Agência Indusnet Fiesp