Inicio do conteudo

Fiesp e Ciesp organizam evento virtual para debater relação entre os princípios ESG e o tema da Primeira Infância

Em parceria com a United Way Brasil, 3ª live da série sobre responsabilidade social vai abordar a atenção a crianças de até seis anos

Clarissa Viana, Agência Indusnet Fiesp

A Fiesp e o Ciesp, por meio de seu Comitê de Responsabilidade (Cores) e Núcleo de Responsabilidade Social (NRS), organizam, no próximo dia 24/6, evento virtual para debater a relação dos princípios ESG [Environmental, Social and Corporate Governance, na sigla, em inglês] com a causa da Primeira Infância, em parceria com a United Way Brasil. Na live, a 3ª da série que aborda de forma prática os conceitos de responsabilidade social, serão abordadas diversas questões que conectam a Primeira Infância ao Investimento Social Corporativo e aos princípios ESG.

Na prática, os pilares ESG propõem mudanças focadas em diminuir os impactos ambientais das atividades-fim, aumentar a atuação social da empresa e melhorar indicadores de governança das organizações. Isso traz retorno financeiro para as organizações, além de aumentar o engajamento dos colaboradores e beneficiar as comunidades do entorno por meio dos programas ambientais e sociais adotados.

Apesar de ainda pouco difundidas no Brasil, as práticas já ganharam popularidade em outros países, e aqui, cada vez mais bancos, fundos de investimentos e analistas do setor têm falado sobre o assunto – e organizações da sociedade civil, parceiras corporativas no planejamento e na execução dessas estratégias, apoiam o debate e a construção das práticas.

“A pandemia do novo coronavírus realçou as desigualdades da nossa sociedade e a necessidade de assistir à população mais vulnerável. Está claro que para nós, que tratamos desse tema, que as diferenças entre as famílias se estenderam para os cuidados das crianças de até seis anos e as classes mais afetadas pelas medidas de distanciamento social e pelo fechamento de empresas também tiveram mais dificuldades em oferecer estímulos suficientes para proporcionar uma educação e formação de qualidade”, reflete Grácia Fragalá, diretora titular do Comitê e do Núcleo de Responsabilidade Social da Fiesp e do Ciesp.

A Primeira Infância também é uma oportunidade única por representar o momento em que são feitas conexões que formam a base das estruturas cerebrais e contribuem para a aprendizagem – e estudos também apontam que crianças com melhor educação, nessa fase, receberam salários até 25% maiores e diminuem em 65% as chances de indivíduos cometerem crimes violentos.

Do evento também participam Sonia Favaretto, especialista em sustentabilidade e SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas, João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável Special Dog, Fernando Luciano, diretor de talentos da Telefônica Vivo e Gabriella Bighetti, diretora executiva da United Way Brasil, que lançará o Guia de Primeira Infância para Empresas.

A inscrição para o evento é gratuita e está disponível aqui.