Fiesp lança Guia de instalação de antenas
- Atualizado emDenise Belmejo, Agência Indusnet Fiesp
A Fiesp, por meio do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), se preocupa com o desenvolvimento das telecomunicações, principalmente no que tange a agilidade na instalação de antenas para garantir uma cobertura de qualidade. Desta forma, apresenta um Guia, baseado na Lei Federal nº 13.116/2015 (Lei Geral de Antenas), com soluções ágeis e eficientes para o avanço do assunto.
Considerado um serviço essencial, as telecomunicações tornaram-se presentes no cotidiano das pessoas e das empresas. A tecnologia móvel 4G proporcionou a utilização massiva de computadores, tablets e, principalmente, de smartphones. Com a chegada das redes de quinta geração de telefonia móvel (5G), o crescimento do tráfego de dados aumentará cada vez mais e as infraestruturas das redes de telecomunicações devem se preparar para este salto no número de acessos.
As instalações, sejam antenas e seus suportes (torres, postes), fibras ópticas ou outros tipos de equipamentos são essenciais para o provimento de novas tecnologias, como internet das coisas (IoT) e das cidades inteligentes (Smartcities).
Entretanto, muitos municípios não têm regulamentação específica ou possuem leis defasadas para o licenciamento, instalação e compartilhamento dessas infraestruturas. É preciso criar um ambiente que facilite este processo, pois a tecnologia 5G demandará, no mínimo, cinco vezes mais antenas para que seu potencial seja alcançado de forma robusta e eficaz.
Essa modernização deve ser ancorada nas Leis Federais e nas melhores práticas para o avanço das telecomunicações para padronizar, simplificar e desonerar processos de licenciamento e de autorizações para instalação de Antenas, Torres, Biosites, Estações Rádio-Base (ERBs) e Mini-ERBs, proporcionando melhor conectividade para todo o munícipio, principalmente em regiões periféricas e com cobertura deficitária.