Lançados guias para melhoria dos Códigos de Obra e processo de concessão de Alvará de Construção - CIESP

Lançados guias para melhoria dos Códigos de Obra e processo de concessão de Alvará de Construção

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

Em parceria com o Ministério da Economia, a Fiesp realizou na sexta-feira (25/11) o evento de lançamento dos guias para melhoria dos Códigos de Obra e processo de concessão de Alvará de Construção, que foi transmitido pela página do ministério no YouTube.

A secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços do Ministério da Economia, Glenda Bezerra Lustosa, explicou que o lançamento tem por objetivo melhorar o ambiente de negócios no setor da construção e que incentivará as empresas a buscar modernizar-se, o que está previsto no projeto Construa Brasil, nascido do diálogo entre os setores públicos e privado para levantar gargalos na construção civil e propor ações para soluções. Para saber mais, acesse a página do projeto clicando aqui.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Rodrigo Navarro, a parceria entre o Ministério da Economia e a Fiesp é um movimento fundamental para o setor e que reúne pleitos relevantes. “O Construa Brasil precisa ter uma continuidade e ser um projeto de Estado, não de governo”, disse.

No entendimento do diretor executivo de Gestão, Infraestrutura e Construção Civil da Fiesp, André Rebelo, ainda que o bloco de projetos não apresente sofisticação, tem o poder de mudar a realidade dos municípios e da população que necessita de habitação. “Vai facilitar o ambiente para quem opera no dia a dia desse importante setor e essa é a grande conquista desse produto que está sendo lançado aqui”, ressaltou.

O ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, representando a Associação Brasileira de Municípios, destacou a necessidade de que o código seja implementado em todos os municípios do Brasil, pois eles é que cuidam de licenciamento e fiscalização. Os eixos de atuação e de execução de ações do projeto visam promoção do ganho de produtividade e competitividade do setor da construção civil e passam por três eixos: desburocratização, digitalização e industrialização.

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.

Lançamento tem por objetivo melhorar o ambiente de negócios no setor da construção
Lançamento tem por objetivo melhorar o ambiente de negócios no setor da construção. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp