Feirão do Imposto chama a atenção dos consumidores na Avenida Paulista - CIESP

Feirão do Imposto chama a atenção dos consumidores na Avenida Paulista

Pela terceira vez em São Paulo, o Feirão do Imposto alertou a população nesta sexta-feira (24) sobre a carga de tributos embutida em produtos industrializados. Lançado oficialmente nesta data em 20 estados, o feirão realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp e pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Fiesp distribuiu 10 mil folders com os valores e alíquotas contida nos itens alimentícios, de limpeza, eletrodomésticos, materiais de construção, entre outros.

Prateleiras contendo produtos etiquetados foram montadas na entrada do edifício-sede da federação, o que atraiu a curiosidade das milhares de pessoas que por lá passam diariamente. Os itens alimentícios básicos que mais sofrem incidência de taxas são o açúcar (40,4%), biscoito (38,5%) e o achocolatado (37,84%). Arroz e feijão empatam em 18%.

ICMS, COFINS, ISS…
Cerca de 60 impostos são cobrados diretamente no preço final das mercadorias, o que causou espanto aos desavisados. “Desconhecia essa quantidade de taxas nos produtos. Se pelo menos tivéssemos o retorno destas cobranças em bons serviços públicos, seria justo pagarmos tanto”, afirmou a aposentada Maria Conceição Ramos.

Marcos Zekcer, membro do CJE, confirma que grande parte dos cidadãos é desinformada sobre o tema. “As reações são incríveis. As pessoas não sabem o quanto pagam, e quando veem a lista de tributos cobrados sobre os artigos, ficam assustadas. Muitos disseram que o Feirão do Imposto deveria ser realizado todos os dias”, relatou.

O Feirão do Imposto, criado por um grupo de jovens empresários catarinenses, alcança mais de 65 cidades do País e se tornou uma ação nacional por meio da Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje), como iniciativa do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC.

Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp