Empresas vão mostrar cases de mudanças sociais na 4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental
- Atualizado emNa apresentação de cases sobre Educação que faz a diferença, a ser realizada no dia 24 de agosto, a Intel, Microsoft e Telefonica darão exemplos práticos de participação na agenda social do País, durante a realização da 4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp (24 a 26 de agosto).
A Microsoft aposta na construção de uma educação pública de qualidade, incentivando a formação de educadores com o apoio dos recursos do mundo digital com seu projeto Parceiros na Aprendizagem.
O Parceiros é uma iniciativa mundial da empresa, integrando o programa Potencial Ilimitado, que desde 2003 já beneficiou mais de cinco milhões de brasileiros com investimentos superiores a R$ 114 milhões, segundo informações de Priscilla Cortezze, gerente geral de Imagem Corporativa e Cidadania da Microsoft, que apresentará esse case de sucesso.
Essa ação da Microsoft alcança 21 mil instituições e escolas da rede pública de ensino do País. Nos sete anos de existência do projeto, 441 mil gestores e professores foram treinados no uso da tecnologia e sua aplicação em sala de aula. No mesmo período, foram capacitados 335 mil alunos.
Em parceria com o Ministério do Trabalho e a ONG Oxigênio, promoveu-se a inclusão digital de 1,5 milhão de brasileiros e se incentivou a criação de 1.300 novas empresas de base tecnológica, no Brasil, devido à doação de software, treinamento e consultoria em informática e negócios.
Ações responsáveis na área de educação
A Intel, maior compradora de energia renovável nos Estados Unidos, em 2009 [fonte: Agência de Proteção Ambiental-EPA], investiu U$ 1 bilhão em ações sociais, mundialmente, somando três milhões de horas de voluntariado dos seus funcionários nos últimos 10 anos. Os projetos Intel Educar e o Aprender serão apresentados na Mostra.
O Educar capacita professores na integração da tecnologia, em sala de aula, e na conseqüente melhora da aprendizagem dos alunos. Há dez anos o programa está certificando profissionais da rede pública com cursos presenciais e on-line. Em 2009, foram investidos R$ 850 mil, no Brasil. Na América Latina, a meta é treinar um milhão de professores até o final deste ano.
Já o Aprender é um curso extracurricular, de educação não formal, destinado a centros comunitários e escolas, visando jovens e crianças com idade entre 10 e 18 anos, residentes em regiões com pouco acesso à tecnologia. No Brasil, em 2009, mais de 7 mil pessoas foram beneficiadas.
SERVIÇO:
4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp
Tema: Desastres climáticos, epidemias, pandemias, drogas e envelhecimento – Ação coordenada para a sustentabilidade global
Quando? De 24 a 26 de agosto de 2010
Mesa-redonda Educação que faz a diferença, no dia 24/8, das 14h às 15h30, nas salas 1110 e 1120, no 11º andar
Onde? Sede do Ciesp/Fiesp, Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon)
Informações e inscrições gratuitas: http://www.fiesp.com.br/socioambiental/
Agência Ciesp de Notícias