Empresas já podem acessar novo sistema de exportação
- Atualizado emA partir desta quarta-feira (17/11), conforme o Ciesp antecipou no Em Foco de outubro, as empresas exportadoras já podem utilizar o Novoex – plataforma web de exportação que entra em substituição ao módulo atual do Siscomex Exportação. O sistema usado até hoje foi lançado em 1993 e representou um marco na utilização das tecnologias da informação nas operações de comércio exterior.
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a modernização se fez necessária diante do expressivo aumento das exportações brasileiras nos últimos anos e do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação, além da defasagem tecnológica do sistema atual.
“O novo sistema propõe um compartilhamento de informações dos órgãos que trabalham com exportação”, afirmou o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) da Secex, Luiz Fernando Antonio, em evento realizado no Ciesp em setembro.
Com a mudança, o Novoex poderá ser acessado diretamente na internet, sem a necessidade de instalação de programas adicionais nos computadores dos usuários. A nova ferramenta migrará da plataforma do Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen) para a plataforma do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Pelo Novoex, os usuários poderão gravar os Registros de Exportação (REs) e os Registros de Crédito (RCs), estes últimos feitos para as exportações financiadas com recursos tanto privados como públicos. Os operadores que já tenham feito o Registro de Crédito no sistema antigo deverão atualizar as informações no novo sistema para a utilização do saldo restante. Não será possível vincular os REs e os RCs criados em sistemas diferentes.
No novo sistema, serão efetuadas apenas as operações comerciais (RE e RC). Todas as operações aduaneiras continuam a ser realizadas da mesma forma nos sistemas da Receita Federal.
Modernização
O Novoex terá interface mais interativa para os usuários, maior agilidade na elaboração de REs pelo exportador a partir de REs anteriores, maior visibilidade do processo pelo exportador e pelo anuente e permitirá, ainda, a simulação prévia do registro. Uma das principais inovações é a possibilidade de transmissão de registros em lotes.
A portaria nº. 24 da Secex detalha como será o preenchimento das informações nos campos específicos do sistema e explica a correspondência entre eles. Os atuais usuários do sistema que será substituído estarão automaticamente habilitados a operar no Novoex, com o mesmo login e senha dos demais módulos do Siscomex.
Treinamento
Diante das alterações no sistema de operações de comércio exterior, o Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) da Secex colocou à disposição dos usuários o módulo de treinamento em que é possível simular todas as operações.
Para acessar a página de treinamento, clique aqui.
Apoio técnico ao associado
A área de Comércio Exterior do Ciesp coloca sua equipe técnica à disposição das empresas associadas para receber sugestões, dúvidas, comentários, críticas, etc. Os contatos podem ser feitos pelos telefones: (11) 3549-4360 / 3549-3245 ou pelos endereços eletrônicos apoiocomex@fiesp.org.br e atendimento@ciesp.org.br.
Agência Ciesp de Notícias