Elektro apresenta programa para o setor industrial - CIESP

Elektro apresenta programa para o setor industrial

A Elektro, concessionária de energia com dois milhões de clientes no Estado, apresentou nesta manhã (23), na sede do Ciesp-Campinas, os Manuais Elektro de Eficiência Energética, que orientam os gestores de energia nas plantas industriais a utilizar melhor o insumo. Os manuais abrangem quatro temas — energia térmica, iluminação, energia eletromotriz e gestão administrativa. “A Elektro vem investindo há alguns anos na melhoria da competitividade da Indústria nas regiões sob sua concessão. Quanto mais produzirem com menos energia, nossos clientes estarão reduzindo custos e aumentando seus mercados. E com eles crescem os negócios da Elektro”, raciocina Evandro Romanini, coordenador do Programa de Eficiência Energética da concessionária com sede no município de Campinas.

Segundo Romanini, o setor industrial é o maior consumidor de energia elétrica, cerca de 47% do total. E tudo que se fizer nesse setor, terá impacto significativo na economia de energia. “Grande parte das indústrias do parque nacional é de 30 anos atrás e precisa renovar logo sua linha de produção, sob risco de perder mais espaço aos produtos importados”, alerta Romanini. Com efeito, estudo recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que, com a adoção de projetos e equipamentos de conservação de energia, a indústria brasileira poderia economizar R$ 85 bilhões em 20 anos – ou 9,2 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (TEP), unidade que possibilita somar várias fontes de energia, como elétrica e gás natural. A medida ajudaria o País a economizar 6,4% do que será consumido nas próximas duas décadas. “E essa tecnologia, a dos controles lógicos programáveis, por exemplo, está disponível e ao alcance da maioria das empresas”, observa o engenheiro, lembrando que praticar eficiência energética custa menos do que construir uma nova usina hidrelétrica, “que sempre tem impactos ambientais”.

Criada há 12 anos, a Elektro atua em mais de 200 municípios paulistas, com 2 milhões de clientes, entre os quais estão mil empresas de grande porte. “Educar estes clientes, para que consumam adequadamente, é uma estratégia de mercado, já que eles representam 39% da energia distribuída pela Elektro. Essa redução de consumo é significativa e poupa a empresa de fazer grandes investimentos em infraestrutura para suprir a demanda. Ao mesmo tempo, mantém estável a tarifa ao consumidor”.

Regional de Campinas estreita laços com Elektro
Para a Diretoria Regional do Ciesp Campinas, o programa Elektro de Eficiência Energética é outra ação de parceria em busca de práticas sustentáveis no ambiente produtivo. “O uso inteligente das fontes energéticas é um vetor importante para a redução das emissões dos gases estufa e deve contribuir para a economia de baixo carbono”, assinala Natal Martins, diretor titular da Regional.

No campo da Responsabilidade Social, o Ciesp local já estabeleceu ações de parceria com a concessionária, que tem sua sede á margem da Rodovia dos Bandeirantes no município de Campinas. No Fórum Sesi-Ciesp de Sustentabilidade, em setembro deste ano, a Elektro apresentou seus programas de inclusão social e estabeleceu novos laços com o departamento de Responsabilidade Social da entidade industrial.

O Ciclo de Palestras Ciesp-Elektro teve início no dia 4 de novembro na Regional de Limeira. Nesta segunda-feira (22), foi a vez de Bragança Paulista, onde mais de 30 empresas receberam os Manuais Elektro de Eficiência Energética. Um novo encontro será realizado na Capital (Distrital Oeste) e em São José do Rio Preto, ainda no mês de dezembro deste ano.

Rubens Toledo, Agência Ciesp de Notícias