Estudo aponta grande tendência no mercado internacional por produtos sustentáveis
Milena Nogueira, Agência Indusnet Fiesp
No dia 25/6, o departamento de Relações Exteriores (Derex) da Fiesp participou do Programa Explore Capacitação, um evento virtual do setor de alimentos e bebidas, em parceria com o Sebrae. A pauta foi sobre Internacionalização, e o foco, a sustentabilidade na indústria.
Segundo levantamento feito pelo Derex, cada vez mais o mercado internacional se interessa por produtos sustentáveis. Novas empresas neste ramo crescem progressivamente e outras estão em transição. Diante deste cenário, o Departamento traz em questão a sustentabilidade como ferramenta para a internacionalização das empresas.
O crescimento do setor, em números internacionais:
Tendência de mercado
O departamento também fez um comparativo com a empresa Mercado Livre, para mostrar que grandes mercados criam tendências. Nesta pesquisa, foi apontado que 71% dos consumidores de produtos sustentáveis são leais, no Brasil, e que as últimas tendências do último ano foram: reutilizáveis e lixo zero, hortas e composteiras e energias renováveis.
Ao pensar no setor de alimentos e bebidas, o Derex elenca as características das embalagens sustentáveis:
Sustentabilidade e comércio Internacional
O tema está presente e preponderante nas discussões sobre políticas públicas sustentáveis no comércio internacional, como, por exemplo, o The European Green Deal, em portugês, pacto ecológico europeu, que tem como objetivo tornar a economia europeia mais sustentável até 2050.
Contudo, o Departamento assinala que é preciso se preocupar com os riscos e os custos devido ao aumento da produção e mudança do processo produtivo. O processo de adequação ou criação da marca também entra nessa conta, além da crise financeira do momento atual.
Processo de Internacionalização
A coordenadora de Relações Exteriores, Promoção Comercial e de Investimentos, Carla Rossetti, explica qual o caminho que a indústria precisa percorrer para se internacionalizar e o que a Fiesp pode oferecer para orientar. “A inserção em mercados internacionais começa com uma decisão que deve estar acompanhada de um planejamento estratégico. Neste, a empresa fará uma análise de suas vantagens e limitações, uma avaliação de mercados potenciais, e em resposta às exigências de cada destino identificar adaptações, conexões e investimentos necessários”, esclarece.
Segundo Rossetti, o processo tem diferentes etapas e cada empresa percorrerá essa trilha a seu modo. Fazer da internacionalização parte da sua estratégia de negócios, pode levar tempo e ser um investimento de retorno no médio/longo prazo.
Ainda de acordo com Rossetti, a atuação do Derex é como um facilitador que, em parceria com as principais agências e instituições de fomento às exportações, atua com forte ênfase na etapa de sensibilização dos empresários, através de capacitações e workshops sobre os primeiros passos da exportação e iniciativas de prospecção de mercado, com uma agenda direcionada a setores e mercados selecionados, como as missões empresariais.