Cobrança pelo uso da água poderá impactar grandes captadores - CIESP

Cobrança pelo uso da água poderá impactar grandes captadores

Nesta quinta-feira (6), autoridades ambientais e representantes da indústria discutem os impactos que advirão, para as empresas, com a cobrança pelo uso da água. O encontro se realiza na sede do Senai de Bauru, às 14h30.

“A indústria precisa estar atenta e participante nas reuniões do Comitê de Bacia, para não se surpreender amanhã”, alerta Eduardo San Martin, diretor de Meio Ambiente do Ciesp, departamento organizador do encontro juntamente com a Regional bauruense.

O impacto econômico-financeiro, no entanto, é apenas um aspecto dessa medida, que já vale para as bacias do Paraíba e do Piracicaba.

“Até hoje pagamos pelo tratamento da água, mas não pelo volume captado e consumido”, observa Domingos Malandrino, diretor-titular do Ciesp Bauru. “Para empresas que captam grandes quantidades, que têm na água um insumo incorporado no seu produto, como as companhias de bebida, por exemplo, a cobrança poderá representar um fator importante nos custos de produção”, ressalta o diretor.

O debate também servirá para apresentar às empresas o mecanismo de arrecadação para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e como este pode reverter em favor da preservação e conservação dos mananciais.

O uso racional da água mediante instrumentos como Produção Mais Limpa e a reutilização também serão debatidos no evento. Outro tema é a representatividade do setor produtivo nos Comitês de Bacia e no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Serviço
Palestra “Impactos da Cobrança pelo Uso da Água”
Data: 6 de maio de 2010, às 14h30
Local: Auditório do Senai
Rua: Virgílio Malta, 11-22– Centro – Bauru/SP
Informações: (14) 3203-7757 ou atendimento@ciespbauru.com.br

Rubens Toledo, Agência Ciesp de Notícias