Ciesp realiza mais uma rodada na capital paulista
- Atualizado emO Ciesp-Sede realizou na quinta-feira (14) mais uma rodada de negócios. Empresas âncoras como Caio, Cardal, Cummins, General Electric e Forças Armadas se reuniram com potenciais fornecedores industriais.
Na abertura do evento, o diretor de Produtos, Serviços e Negócios do Ciesp, José Henrique Toledo Corrêa, ressaltou a importância desse tipo de encontro que, cada vez mais, “se apresenta como a ferramenta eficaz para a ampliação da carteira de clientes e parceiros”.
A Rodada de Negócios ocorreu simultaneamente ao 5º Congresso da Micro e Pequena Indústria, organizado pela Fiesp e o Ciesp no hotel Renaissance.
As empresas âncoras nacionais foram à rodada dispostas a divulgar sua lista de compras e conseguir novos fornecedores, enquanto as micro, pequenas e médias empresas participantes aproveitaram a oportunidade de contatar, em um único dia e local, as áreas comerciais desses potenciais compradores.
“Percebi que diversas âncoras do nosso nicho de mercado estavam na programação do evento. Se conquistar dois novos parceiros vai ser melhor do que ter viajado quilômetros para visitar diversas empresas e, às vezes, não ser recebido e não acrescentar nada em nossa carteira”, considerou Jorge de Castro, da WGO, empresa fabricante de ferramentarias especiais.
Castro esperava também conversar com algum oficial da Aeronáutica durante a rodada que, para ele, “encurta caminho e direciona melhor a empresa, além de trazer economia”.
A mesma expectativa viveu Mariano Araujo, representante da Uniper, empresa de Araraquara especializada em perfurações de poços. O empresário veio a São Paulo após participar de outra rodada do Ciesp realizada em sua cidade, no dia 30 de setembro.
“Foi uma boa experiência. Realizamos uma grande quantidade de reuniões em um mesmo dia, o que nos propiciou oportunidades de negociações futuras e de médio prazo”, destacou.
Para José Henrique Toledo Corrêa, a rodada – que o Ciesp promove em várias regiões do território paulista – “é uma importante ferramenta para as empresas que querem ampliar suas redes de clientes, alternativa mais ágil e econômica para a tradicional venda porta a porta”.
Destaque
Além do Exército brasileiro, que já participou da edição anterior na Capital, Marinha e Aeronáutica também estão presentes nas mesas de negociação.
“A demanda por produtos que nos interessam é grande. O Exército, como toda organização, tem seu problema de logística e busca redução de custos, principalmente aqueles relacionados à manutenção”, afirmou o coronel Cleber Lopes Camargo, que representa o Comando Logístico do Exército em Brasília, durante rodada realizada no dia 25 de agosto, no Club Homs, em São Paulo.
Em 2010, além da Capital, o Ciesp já organizou rodadas comerciais em Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, Osasco/Cotia e Araraquara, e promoveu perto de 15 mil reuniões entre as mais de 1.200 empresas participantes. As próximas edições estão previstas para acontecer em Botucatu, Sorocaba e na região do ABCD.
Odair Souza, Agência Ciesp de Notícias