Ciesp-Prominp: Primeira fase reúne 1.400 empresários
- Atualizado emA primeira fase da parceria entre o Ciesp e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – Prominp apresentou resultados expressivos durante apresentações na Capital e em várias regiões do estado de São Paulo. Cerca de 1.400 empresários associados e não associados ao Ciesp já receberam as primeiras informações sobre as oportunidades que o setor de petróleo e gás deve oferecer nos próximos anos.
O Prominp mostrou nas 11 cidades em que esteve (São Paulo, Jacareí, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Sorocaba, Limeira, Campinas, São José do Rio Preto, Bauru, São Carlos e Sertãozinho) como as empresas paulistas poderão atuar na cadeia de petróleo e gás natural por meio de um portal de oportunidades ou do cadastro corporativo da Petrobras.
Para quem deseja ingressar no novo negócio, o quadro é animador. A Petrobras pretende investir US$ 224 bilhões nos próximos cinco anos e dobrar a capacidade de produção de petróleo para 4 milhões de barris/dia até 2014.
Sertãozinho e cidades da região já consideram faturar 2% desse investimento, cerca de US$ 45 milhões, com o fornecimento de bens e serviços destinados à exploração do pré-sal.
“É a nossa expectativa”, sinalizou o diretor-titular do Ciesp local, Adézio José Marques. “Potencial para fornecer para a Petrobras a região tem. Mas vai depender da demanda”, reforçou o dirigente.
Atualmente, 20 indústrias do setor metal-mecânico de Sertãozinho fornecem para a estatal. Marques disse que o objetivo agora é qualificar as empresas e aumentar a quantidade de fornecedores.
Participação
Com exceção de São Paulo, que reuniu mais de 400 empresários, a cidade do interior que despertou maior interesse foi Sertãozinho, com um público de 305 pessoas, muitas delas fixadas em polos estratégicos como Franca e Ribeirão Preto.
O evento que ocorreu no Ciesp de Sorocaba também movimentou um público bastante significativo, especialmente por envolver, além de Sorocaba, a cidade de Indaiatuba. Foi neste evento, aliás, que houve maior participação dos associados do Ciesp.
Próximo passo
Em uma segunda fase, entre o final de julho e começo de agosto, a parceria entre Ciesp e Prominp prevê um programa de treinamento para orientação dos associados sobre o cadastramento na Petrobras.
“O treinamento dos nossos colaboradores será um dos momentos mais importantes da parceria, porque o Ciesp vai estar capacitado para auxiliar as empresas a ingressarem no Cadastro Corporativo da companhia e realizarem negócios”, considera o diretor de Infraestrutura do Ciesp, Julio Diaz.
Outra ação que se discute no âmbito da parceria é a criação da Semana de Cadastramento de Fornecedores, que viabilizará o atendimento individual de empresas pré-agendadas, conforme avaliação do estágio de cadastramento por meio do sistema Petrobras.
Celso Lopes, Agência Ciesp de Notícias