Ciesp e Prominp fecham primeira fase da parceria - CIESP

Ciesp e Prominp fecham primeira fase da parceria

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) será apresentado nesta quarta-feira, 30, no Ciesp de São Carlos e no dia 1º de julho em Sertãozinho, em evento no Teatro Municipal, a partir das 8h30.

Executivos da Petrobras e do Prominp, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, vão mostrar como as empresas paulistas podem atuar na cadeia de petróleo e gás por meio do Portal de Oportunidades ou ainda por meio do Cadastro Corporativo da estatal.

O setor está em franca expansão e, segundo o recente plano de negócios divulgado pela Petrobras, a companhia pretende investir US$ 224 bilhões nos próximos cinco anos e dobrar a capacidade de produção de petróleo para 4 milhões de barris/dia até 2014.

Para fazer frente a essa forte demanda de bens e serviços, o Prominp e Petrobras se lançaram, juntamente com o Ciesp, numa campanha pela maximização do conteúdo local no rol de bens e serviços fornecidos à cadeia de petróleo e gás, índice que já atinge, em média, 74,6% de nacionalização.

“Apesar de em constante evolução, esse índice ainda não reflete competitividade em todos os setores. Em alguns itens, como turbinas a gás, por exemplo, o Brasil é importador. Aumentar esse percentual é uma questão estratégica para a companhia”, observa Julio Diaz, diretor de Infraestrutura do Ciesp.

Recursos humanos
Lançado em dezembro de 2009, o Portal de Oportunidades já conta com quase 1.900 cadastros de empresas e instituições e um banco de currículos de mais de 40 mil profissionais que passaram nos cursos de qualificação do Prominp.

Mas o desafio da capacitação de mão de obra vai muito além. O plano de negócios 2009-2013 da Petrobras já prevê a necessidade de qualificar mais 207 mil trabalhadores, o que deverá consumir recursos da ordem de R$ 554 milhões.

“Só aqui, na Refinaria Planalto, vamos capacitar 60 mil profissionais nos próximos cinco anos, no Plano Nacional de Qualificação, em parceria com instituições de ensino. Nos últimos três anos, já qualificamos mais de 3 mil trabalhadores por meio das Escolas Senai em Campinas, Cosmópolis e Paulínia”, afirma Gilmar Pires, gerente de Empreendimentos da Replan, em Paulínia, maior refinaria da Petrobras.

Semana do Cadastramento
O ciclo de palestras Prominp-Ciesp já percorreu o Vale do Paraíba, ABC paulista e as regiões de Jundiaí, Sorocaba, Limeira, Campinas, Rio Preto e Bauru. Até o presente cerca de 500 empresas já foram beneficiadas. Sertãozinho é a última localidade nesta série de eventos, mas a parceria vai continuar.

“A partir da segunda quinzena de julho, técnicos da Petrobras vão treinar colaboradores do Ciesp para que possam auxiliar as nossas empresas a ingressarem no Cadastro Corporativo da companhia e realizar negócios”, acrescenta Julio Diaz, do Ciesp. Nesse tipo de trabalho, denominado Semana do Cadastramento, outros parceiros atuam, como o Sebrae, Sindicatos e instituições de ensino.

Serviço
Mobilização das Indústrias Paulistas para a Cadeia de P&G
30 de junho – Ciesp São Carlos
1° de julho – Teatro Municipal de Sertãozinho

Rubens Toledo, Agência Ciesp de Notícias