Cidades inteligentes precisam atender as necessidades dos cidadãos
- Atualizado emAlex de Souza, Agência Indusnet Fiesp
Em um país onde 85% da população vive em áreas urbanas, sendo 20% em cidades com mais de um milhão de habitantes, pensar no planejamento é essencial para se garantir qualidade de vida. Para discutir o tema, a Fiesp sediou o seminário Infraestrutura Inteligente para Cidades Sustentáveis, realizado na terça-feira (30/8).
“Nas últimas décadas a disseminação tecnológica ganhou velocidade no mundo e o processo de digitalização, que vem desde a década de 1970, foi progressivamente introduzido. Praticamente todas as atividades humanas estão permeadas por essa realidade e é muito importante que os serviços públicos passem também a incluir a tecnologia como meio de melhoria da oferta de serviços públicos”, disse o diretor titular do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Fiesp e do Ciesp, Julio Ramundo, durante a abertura do evento.
Uma das formas de reduzir a desigualdade social no Brasil, de acordo com Ramundo, é pensar em cidades sustentáveis, pois não apenas melhora a qualidade de vida por meio de serviços públicos mais eficazes, mas oferece novas oportunidades em cidades que se conectam. Dividido em dois painéis, o seminário teve transmissão pelo canal da Fiesp no YouTube.
Ainda durante a abertura, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, afirmou que a “pedra angular para o desenvolvimento de nossa sociedade, em todas as grandes cidades do mundo, é a preocupação com a sustentabilidade”, e destacou a importância da cooperação internacional, investimento em pesquisa científica tecnológica e criação de quadros regulamentares que coloquem sempre as necessidades e os direitos do cidadãos no centro das ações.
O presidente do Comitê de Infraestrutura da Câmara Italiana de Comércio (Italcam), Rickard Schafer, falou sobre a interação entre Brasil e Itália e que a entidade deseja ampliar o relacionamento bilateral e o conhecimento sobre cidades sustentáveis e inteligentes. Também integrou a mesa de abertura o presidente da Italcam) Graziano Messana.

Mediado pelo diretor do Deinfra, Julio Ramundo, o painel Estratégias para transformação das cidades reuniu o diretor de negócios da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, o diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da TIM, Atila Xavier, o presidente da Leonardo Brasil, Francesco Moliterni, e o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho.
Considerada cidade-modelo no mundo, São José dos Campos vem trabalhando intensamente há pelo menos 20 anos na construção de vários sistemas, em diversas áreas, que tentam responder às necessidades dos cidadãos no dia a dia. Um exemplo apontado pelo secretário municipal está relacionado à segurança pública.
“Foram instaladas mil câmeras com inteligência embarcada, capazes de ler 3 milhões de placas e que têm permitido redução dos níveis de criminalidade: 11,3% a menos de furtos, diminuição de 63% no número de roubos e 74,1% de redução de roubo de veículos”, disse Marques Filho. O número de homicídios também teve diminuição (32,8%) e a cidade foi considerada a mais segura do país entre as que têm mais de 500 mil habitantes.
Tudo isso se torna possível quando as cidades integram os sistemas de comunicação, o que pode ser viabilizado por meio de parcerias público-privadas.
O segundo painel, sobre Mobilidade inteligente, teve a participação do presidente e diretor executivo da EmbraerX, Daniel Moczydlower, do diretor para América do Sul da FIAT, André Souza, e do líder de serviços públicos e governamentais da Deloitte, Elias de Souza. A mediação foi do vice-presidente do Comitê de Infraestrutura da Italcam, José Vitor Mamede.
“Os congestionamentos desperdiçam incontáveis bilhões de reais por ano. Horas e horas são despendidos em tráfego no Brasil, que é o quinto país com maior número de mortes no trânsito no mundo”, disse Moczydlower. Para Elias de Souza, a mobilidade inteligente deve ser “inovadora, equitativa e sustentável”.
Para assistir na íntegra o seminário Infraestrutura Inteligente para Cidades Sustentáveis, acesse o canal da Fiesp no YouTube.