Caip esclarece dúvidas sobre Sistema de Logística Reversa de Embalagens em geral - CIESP

Caip esclarece dúvidas sobre Sistema de Logística Reversa de Embalagens em geral

Agência Indusnet Fiesp

Entre as inúmeras questões relacionadas à temática ambiental, com os novos desafios impostos pela adoção dos princípios ESG e da Economia Circular, Resíduos Sólidos e Logística Reversa são pilares que assumem importância estratégica para o setor industrial. Vários sistemas e modelos alternativos foram desenvolvidos para cumprir a Logística Reversa, em todo o país, desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010.

Com esse foco, em 16 de novembro, o Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Fiesp e do Ciesp realizou mais um encontro da Câmara Ambiental da Indústria Paulista (Caip). Para atender essas demandas, Fiesp, Ciesp, sindicatos e associações precisam estar à frente das imposições legais e normativas para o adequado suporte e as respectivas orientações para suas indústrias associadas.

O diretor adjunto do DDS, João Carlos Basílio, apresentou o Programa Dê as Mãos para o Futuro, idealizado e coordenado pela Associação Brasileira de Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). E, ainda, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA).

 

O diretor adjunto do DDS, João Carlos Basílio, apresentou o programa pioneiro Dê as mãos para o futuro. Fotos: Ayrton Vignola/Fiesp

O diretor adjunto do DDS, João Carlos Basílio, apresentou o programa pioneiro Dê as mãos para o futuro. Fotos: Ayrton Vignola/Fiesp

O Programa Dê as Mãos para o Futuro, pioneiro em Logística Reversa no Brasil, realizado desde 2006, antes mesmo da publicação da PNRS, está presente em 26 Estados e envolve mais de 6 mil catadores. Ao se considerar os resultados após o Acordo Setorial, em 2015, o Programa já recuperou e encaminhou para a reciclagem cerca de 1 milhão de toneladas de embalagens pós-consumo.

Anicia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS), apresentou o histórico da atuação da Fiesp e do Ciesp no apoio ao setor produtivo, no cumprimento das obrigações referentes à Logística Reversa, até a constituição do Instituto Rever, entidade gestora, em atendendo o que preconiza o Decreto Federal nº 11.044, de 13 de abril de 2022, instituída e administrada por entidades representativas do setor industrial. Sua finalidade é estruturar, implementar e operacionalizar o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em geral.

Pio esclareceu, ainda, aos associados que já participam do Sistema sob a responsabilidade do Instituto Rever, que as operações de compra dos Certificados de Créditos de Reciclagem – Recicla+ foram modificadas para atender os novos dispositivos legais em vigor no país e começaram a ser comercializados diretamente pelo Rever sem nenhuma outra empresa ou prestadora de serviços autorizada a intermediar as aquisições.

Anicia Pio, gerente do DDS, apresentou o histórico da atuação da Fiesp e do Ciesp no apoio ao setor produtivo e tratou do Instituto Rever

Anicia Pio, gerente do DDS, apresentou o histórico da atuação da Fiesp e do Ciesp no apoio ao setor produtivo e tratou do Instituto Rever

Para saber mais sobre o Instituto Rever, clique aqui.