NOTA DE PESAR – O CIESP Jundiaí lamenta o falecimento de José Felício Castellano

Dr. Castellano: 68 anos dedicados ao SESI-SP – Foto: Everton Amaro/FIESP

É com profundo pesar que o CIESP Jundiaí comunica o falecimento de José Felício Castellano, o Gijo, na madrugada desta quinta-feira, dia 8 de abril, aos 95 anos de vida, destes, 68 anos dedicados ao Serviço Social da Indústria.

“Por diversas vezes, ele esteve em Jundiaí visitando nossa sede e as escolas da região e sempre nos brindava com sua alegria, simpatia e cortesia: um homem que dedicou sua vida ao Serviço Social da Indústria”, comentou Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí. “Aos familiares, amigos e profissionais do SESI-SP, nossos profundos sentimentos”, destacou.

O presidente da FIESP, CIESP, SESI e SENAI, Paulo Skaf, em homenagem a Dr. Castellano, decretou luto de três dias em todas as unidades escolas do SESI-SP.

Um pouco de sua história - José Felício Castellano nasceu em Rio Claro no dia 6 de fevereiro de 1926, filho de José Castellano Júnior e Clara Freire Castellano. Foi esportista na juventude. Formou-se em Direito e depois Educador Social. Iniciou carreira no SESI, foi vereador em Rio Claro e a partir de 1958 exerceu seis mandatos consecutivos de Deputado Estadual.

Foi o primeiro Secretário da Promoção Social do Estado, no governo Abreu Sodré. Participou de momentos importantes da vida política estadual, como a encampação da Cia. Paulista, a criação da TV Cultura – Fundação Padre Anchieta, o tombamento do Horto Florestal de Rio Claro, além de ser o autor de muitos projetos importantes.

Quando terminou o último mandato de Deputado, em 1982, retornou ao SESI, onde exerceu intensa atividades, ajudando a criar novos centros educacionais, sociais, culturais e esportivos.

Em 1990 tornou-se Superintendente Regional do SESI. Em 1992 foi inaugurado o Centro Educacional Esportivo do SESI em Rio Claro, que leva o nome de José Felício Castellano. Foi o funcionário com mais tempo de atividade na instituição, contratado na década de 1950. Seu último posto foi de assessor especial da Superintendência, de 2012 a 2018. Dr. Castellano, internamente, também conhecido como Gijo em Rio Claro, cidade onde nasceu.

Além da relevância para o Sesi-SP e todas as casas Fiesp, Senai-SP, Ciesp, IRS, Dr. Castellano dedicou toda a sua vida ao trabalho social. Uma pessoa muito querida por todos, figura sempre carinhosa e com um sorriso no rosto, fez muitos amigos – “a passagem do tempo faz essa soma”, dizia. A verdade é que transmitia amor às pessoas e a tudo o que fazia, servindo de referência a todos que com ele tiveram a oportunidade de aprender mais. Nesse vídeo, de 2016, Dr. Castellano nos conta um pouco sobre a sua missão. Foi história viva do Sesi-SP e estará sempre vivo em nossa história.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiai, com informações do SESI- SP

Comente