História

70 anos de história!

A fundação do Ciesp em Americana coincide com o plano de expansão da rede, no final da década de 40, após a Segunda Guerra Mundial. Em 1949, oito “delegacias” regionais foram erguidas no Interior paulista, num esforço que visava fortalecer a representatividade política do Ciesp e ao mesmo tempo fazer aumentar o seu quadro social.

Desse período constam visitas de comitivas da Capital, que percorriam o Estado avaliando o potencial da indústria das diversas regiões. A Conferência de Araxá, MG, em que se criaram oficialmente as novas Delegacias Regionais, ficou célebre. Trata-se da primeira grande iniciativa para aproximar as bases empresariais paulistas em torno da sua entidade de classe.

Nessa Conferência, criou-se o Departamento do Interior, que iniciou suas atividades em 1º de setembro de 1949. Data desse período, a elaboração de um plano de expansão, concebido pelo senhor C. Salazar, que também previa criação de unidades de representação, intercâmbio de relações, ações político-sociais, integração com o campo (agropecuária), contato com outros departamentos locais.

Arrojado, o Plano de Salazar previa ainda a divisão do Estado em Zonas, a nomeação de secretários para as “Delegacias” do Ciesp, para o Departamento do Interior, que mais tarde foi chamado Decor e atualmente corresponde ao Departamento de Integração Regional (DIR).

 

Área de abrangência do Ciesp Americana: