Certificação de Origem

A área de Certificação de Origem tem como objetivo fornecer aos exportadores um dos principais documentos no processo de exportação, beneficiando o exportador brasileiro com a redução ou isenção do imposto de importação nos países com os quais o Brasil possui acordos de comércio.

Por meio do CIESP, o nosso time de profissionais de comércio exterior está presente em todo o Estado de São Paulo para assistência à Certificação de Origem.

A plataforma e-COOL, tecnologia da FIESP, proporciona o que há de mais moderno e seguro na emissão dos Certificados de Origem. A Entidade lidera as emissões do documento em todo o país e a nossa qualidade técnica é reconhecida internacionalmente.

Para acessar o e-COOL, sistema da FIESP para a Certificação de Origem, por gentileza, acesse:
www.certificadoecool.com.br

Para ter acesso aos acordos comerciais que o Brasil faz parte, por gentileza, acesse a página do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio do link:
http://www.desenvolvimento.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=405

Além do Certificado de Origem, a área também administra a Declaração de Livre Venda – DLV. Um documento que visa apoiar aos exportadores brasileiros no acesso à mercados externos, tão somente para produtos destinados ao uso ou consumo humano ou animal, desde que possuam registro ou isenção (comprovadamente) de registro na ANVISA ou no MAPA. Entretanto, o documento pode ou não ser aceito pelo país importador. Recomendamos, sempre, que o exportador verifique quais os requisitos exigidos pelo país importador para desembaraçar seus produtos.

Para solicitar a DLV e/ou obter outras orientações, por gentileza, entre em contato com o nosso time por meio do canal: certificadodeorigem@fiesp.com.br ou (+5511) 3549.4665 | 4302.

A equipe está à disposição de segunda à sexta-feira das 08h30 às 17h30 (não disponível nos feriados, pontes de feriados, nem aos sábados e domingos).

Observe abaixo os preços atualizados dos Serviços de Comércio Exterior disponíveis: