Última plenária de 2018 discute eSocial e Liderança Positiva

No dia 27 de novembro realizamos a nossa última reunião plenária de 2018. O evento foi dividido em duas partes. A primeira contou com a palestra sobre “eSocial e sua Interações em Saúde e Segurança, e Plataforma SESI Viva+”, que foi proferida por Letícia Yamamoto e Renata Lopes do SESI.

O eSocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional. O objetivo, de acordo com o governo, é racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações; eliminar a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas.

Mas em sua explanação Letícia Yamamoto mostrou o objetivo arrecadatório da iniciativa, que pode causar alto risco de perdas financeiras para as empresas.

Em seguida Renata Lopes apresentou o SESI VIVA+, plataforma digital multicanal, inteligente e completa para a gestão de programas e serviços voltados para saúde e segurança na indústria.  A plataforma realiza a gestão de informações para o eSocial, entre outras facilidades.

O SESI oferece desconto para empresas associadas. Informações na nossa regional 4125-7500

A segunda parte contou com a palestra “Liderança Positiva – O que fazem os melhores?”, que foi proferida pela psicologa Ana Paula Puga.

Ela falou sobre a forma como o ambiente de trabalho influencia a produtividade e a saúde dos colaboradores das empresas, destacando que as relações devem ser de Positividade e Autenticidade que promovem: alta auto estima, segurança para arriscar, alta produtividade, criatividade, ambiente feliz.

Ana Paula Puga trouxe uma reflexão de Amy Edmondson que diz: “Segurança Psicológica é a crença de que ninguém será punido ou humilhado por falar, por dar ideias, fazer perguntas, demonstrar preocupações, ou cometer erros. ”

 

Comente