BALANCED SCORECARD

O tema do encontro do DETEC do mês de outubro foi Balanced Scorecard, termo em inglês que significa “Indicadores Balanceados de Desempenho” (BSC), metodologia de gestão estratégica que analisa o progresso de um negócio em relação as suas metas e objetivos estratégicos, também conhecida, como Gestão por Indicadores.

O principal objetivo do BSC é implementar as Estratégias do Planejamento Estratégico através de Indicadores Chave de Desempenho dos Colaboradores, Processos, Clientes, Parceiros e Fornecedores (Mercado) e Financeiros, que garantam a implementação, acompanhamento, previsão, redirecionamento e sucesso dessas estratégias.

Estes indicadores gerenciam o desempenho de uma empresa e analisam sob várias perspectivas o negócio como um todo estratégico, medindo os resultados e a evolução do complexo sistema empresarial. Esta metodologia está sempre buscando o equilíbrio entre os diferentes indicadores de desempenho, otimizando o crescimento da organização e mostrando o caminho da melhoria continua.

Os palestrantes foram os professores José Antonio Paganotti e Luiz Carlos Gianello.

Comente