Empresa de São Carlos está entre os 30 casos de inovação selecionados pelo Sebrae

MMO é associada ao Ciesp desde 2005

empresas-inovadoras

Com foco em tecnologia e inovação em produtos aplicados à área da saúde, a MMO está entre os 30 casos de inovação selecionados pelo Sebrae e pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em 2019. Além da premiação, as empresas tiveram suas histórias publicadas em um livro, lançado no Masp (Museu de Arte de São Paulo). O produto inovador que levou a MMO a integrar esse ranking é um clareador dental a LED, que utiliza luz de comprimento de onda em torno de 405 nanômetros, gerando um desempenho muito superior em relação à tecnologia anterior .

“Os benefícios desta nova tecnologia são sentidos, principalmente, por aqueles pacientes que têm muita sensibilidade nos dentes e não conseguiam fazer clareamento utilizando luz azul, devido à ação agressiva do gel clareador. Agora, com essa nova tecnologia “luz violeta”, o procedimento não gera mais dor, pois o gel utilizado durante o procedimento possui muito menos agressividade aos dentes, fazendo com que os pacientes não sintam dores e os resultados sejam ainda melhores. Sem contar que há uma redução substancial do tempo de tratamento, o que é benéfico tanto para o paciente, quanto para o dentista, que ganha mais agilidade em seu trabalho e, consequentemente, aumenta sua lucratividade”, explicou Anderson Luis Zanchin, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da MMO.

Criada há pouco mais de 20 anos em São Carlos, com o intuito de concretizar um acordo de cooperação entre Brasil e Alemanha para a fabricação de microscópios com fins educacionais, a MMO decidiu traçar nova trajetória – após fabricar mais de 3 mil aparelhos – e redirecionou sua vocação tecnológica para o segmento de equipamentos para a saúde.

Com a inovação em seu DNA e sempre acompanhando os avanços no mercado, lançou equipamentos de alta tecnologia com fonte de luz à base de LED e laser para diversas aplicações médicas – como equipamentos para tratamento de câncer de pele e de colo de útero à base de luz – e odontológicas, entre elas, os sistemas de clareamento dental Fotoacelerado. Aliás, foi a primeira empresa no Brasil a introduzir no mercado um Fotopolimerizador com fontes de luz LED.

“O desenvolvimento do clareador dental Bright Max Whitening levou cerca de três anos e recebeu um investimento de quase R$ 1 milhão. Também é importante ressaltar que o produto foi totalmente desenvolvido em parceria com a USP São Carlos, que conta com um departamento de física com vasta produção científica e tecnológica”, relatou Zanchin. O clareador foi disponibilizado no mercado no início de 2016.

clareador-dental-mmo

Iniciativas bem-sucedidas

Com o título “Inovar é desenvolver a indústria do futuro: 30 casos de inovação em pequenas, médias e grandes empresas”, o livro reúne histórias de indústrias que acumulam iniciativas bem-sucedidas e garantiram resultados de impacto. CNI e Sebrae consideram a inovação um requisito fundamental para o desenvolvimento do país, bem como para o revigoramento da indústria nacional.

Doze estados estão representados entre os 30 casos: São Paulo (12 casos), Rio Grande do Sul (4), Alagoas (2), Bahia (2), Mato Grosso do Sul (2), Santa Catarina (2), Amazonas (1), Ceará (1), Goiás (1), Minas Gerais (1), Paraná (1) e Rio de Janeiro (1).

“Há cerca de três anos, a MMO participou conosco do último ciclo do ALI (Agentes Locais de Inovação), um programa criado para promover a prática continuada de ações de inovação. E quando nos deparamos com esse produto, percebemos sua importância, inscrevemos a empresa no Prêmio de Inovação Sebrae/CNI e ela foi uma das finalistas, ganhou o prêmio e teve sua história registrada no livro. Foi realmente um caso de sucesso”, relatou Elton Aquinori Yokomizo, gerente do Sebrae São Carlos.

A primeira edição do livro dos casos de inovação foi lançada em 2013, momento em que as empresas que integram a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) reforçaram a importância de disseminar experiências inspiradoras.

Destaque nacional

Associada ao Ciesp há quase 15 anos, a MMO é uma indústria bastante participativa, que acompanhou muitas das mudanças conquistadas pela casa para o setor.

“Sabemos que São Carlos é privilegiada pela qualidade das indústrias instaladas aqui. E para nós do Ciesp é um orgulho ver uma associada se destacando dessa forma no cenário nacional, por meio de instituições tão importantes, como o Sebrae e a CNI”, ressaltou Emerson Chu, diretor titular do Ciesp São Carlos.

E mesmo com o desenvolvimento do trabalho a todo vapor, a MMO não deixou de celebrar esta conquista. “Para nós foi extremamente  relevante porque ser selecionado para um prêmio de tal magnitude , mostra que estamos no caminho certo, viabilizando à sociedade produtos inovadores e de alta tecnologia, o que nos destaca entre os melhores players do país em nossa área de atuação. O reconhecimento do trabalho realizado pela equipe vem sendo cada vez mais evidente, o que faz valer a pena todo esforço e investimento empreendido nos projetos da MMO , concluiu Zanchin.

Comente