Paulo Skaf inaugura escola em Mogi das Cruzes. Unidade tem como patrono Milton Sobrosa Cordeiro

Na ocasião, houve a presença dos medalhistas paralímpicos do Sesi-SP e a assinatura de convênios do Programa Sesi Atleta do Futuro com prefeituras da região

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi-SP e Senai-SP, Paulo Skaf, visitou Mogi das Cruzes nesta sexta-feira (1º/10), para inaugurar a unidade do Sesi-SP, além de assinar convênios de formação esportiva do Programa Sesi Atleta do Futuro.

A escola contou com investimento de R$ 25,8 milhões e está em funcionamento desde o segundo semestre de 2019. A unidade educacional recebeu a designação de patrono: Escola Sesi “Milton Sobrosa Cordeiro”. Ex-diretor no Ciesp na região, o homenageado viveu mais de duas décadas em Mogi das Cruzes, era engenheiro químico e sócio-diretor da indústria Petrom, além de diretor na Fiesp quando faleceu no início de 2019.

A nova escola conta com 19 salas de aula, laboratórios de Ciência e Tecnologia, Ciências Físicas e de Química e Biologia, além de dois laboratórios de Informática Educacional. A estrutura ainda possui sala de música, artes cênicas e espaço multidisciplinar, mais quadra society, quadra poliesportiva, cozinha e refeitório. A unidade atende 774 alunos, sendo 576 no Ensino Fundamental e 198 no Ensino Médio.

Na solenidade, Olívia Martinez Cordeiro, esposa do patrono, ao lado de familiares, agradeceu, emocionada, a homenagem e o reconhecimento, e frisou o empenho da indústria na oferta de escolas para que as crianças estudem e se formem pessoas dignas. “As crianças ganham e Mogi também”, disse.

 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1633523556

Momento de homenagem ao patrono da escola Milton Sobrosa Cordeiro. Fotos: Ayrton Vignola/Fiesp

Paulo Skaf agradeceu aos professores e colaboradores, “guerreiros e guerreiras que fazem as coisas acontecerem” e enfatizou o exemplo dado por Cordeiro como amigo, cidadão, empresário, um exemplo a ser seguido. O presidente do Sesi-SP lembrou também a inauguração recente de outras escolas, em OsascoGuarulhosLorena e Jacareí. Ele agradeceu a oportunidade de estar à frente do Sesi-SP e do Senai-SP nos últimos dezessete anos.

 

Na ocasião, também foram assinados os convênios de formação esportiva do Programa Sesi Atleta do Futuro com os municípios da região, com a presença de Priscila Yamagami, vice-prefeita de Mogi das Cruzes. A parceria atenderá 405 crianças e jovens de Mogi com a prática de natação e voleibol. Salesópolis atenderá 195 crianças e jovens nas modalidades natação e futsal. “Chegamos a ter 200 mil crianças de 6 a 17 anos praticando esporte com metodologia e treinamento do Sesi-SP”, afimou Skaf, ao dar ênfase ao fato de esporte ser sinônimo de disciplina, saúde e educação.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1633523556

 

Inteligência artificial a serviço da educação

Skaf surpreendeu a aluna Mariana Augusta Correia dos Santos, do 2º ano do Ensino Médio, com a entrega do Orcam, óculos aprimorado pela inteligência artificial, a fim de atender deficientes visuais. Foram adquiridos 31 desses dispositivos. “Hoje vou entregar o primeiro deles aqui para a Mariana, nossa aluna”, afirmou Skaf, emocionado. O dispositivo conta com reconhecimento facial e faz leitura em três línguas: português, inglês e espanhol.

O presidente do Sesi-SP reafirmou a preocupação com o acesso dos alunos à aula on-line, na pandemia. Para isso, foi desenvolvido um sistema para atendê-los, o que incluiu a entrega de computadores àqueles que não o possuíam. Essa foi uma das ações citadas por Skaf, que se soma à produção de máscaras, em escolas do Senai-SP mais álcool em gel e o conserto de respiradores que se encontraram quebrados nos hospitais.

 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1633523556

A aluna Mariana recebeu o Orcam, óculos dotado de inteligência artificial

 

Novos investimentos

O presidente Paulo Skaf visitou o Centro de Atividades Sesi Nadir Dias de Figueiredo, onde se encontrou com os medalhistas paralímpicos do Goalball masculino e Vôlei Sentado feminino, recém-chegados dos Jogos de Tóquio 2020. Com o maior número de atletas convocados para compor o Time Brasil na disputa dos Jogos Paralímpicos, o Sesi-SP agora colhe os frutos do forte trabalho desenvolvido no esporte paralímpico.

Estiveram presentes os medalhistas de ouro do Goalball masculino, Josemarcio (Parazinho) e Alex de Melo, mais as medalhistas de bronze do Vôlei Sentado feminino, Edwarda Dias, Gizele Dias, Nathalie Filomena, Laiana e Rodrigues e Ana Luisa Soares. Além deles, as atletas do Goalball feminino e Vôlei Sentado masculino, que ficaram na 4ª colocação, e a atleta da Bocha Paralímpica, Evelyn Oliveira, porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos.

 

 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1633523556

Paulo Skaf com a medalhista Gisele Dias

 

Gisele contou aos presentes do orgulho de ter trazido a medalha de bronze para o Brasil, mas que ela “vale ouro” e se sente recompensada pelo apoio recebido. Laiana reforçou o incentivo dado pela indústria que permitiu seu desenvolvimento no paradesporto, “o que já é muito e inédito, ter uma instituição que investe” na modalidade. Ela lembrou que seu sonho de infância era integrar a seleção brasileira de voleibol, mas, após adquirir uma deficiência, encontrou no paradesporto do Sesi-SP essa transformação e realização. “Essa medalha é nossa, é uma conquista nossa”, reafirmou a medalhista.

Renato Leite, do Voleibol Sentado, agradeceu a Skaf pelo legado que proporcionou a todos do movimento Paralímpico: “meu coração está cheio de gratidão. O esporte é transformador na vida de cada pessoa, porque ele reabilita, integra e cuida da saúde também”. Evelyn, nossa porta-bandeira, agradeceu a Skaf o apoio dado aos atletas em todo esse tempo e por proporcionar histórias de sucesso, por ter essa visão, “e o que fica de mais valor para mim é o investimento nas pessoas” ao desenvolver o potencial delas, disse.

 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1633523556

O artilheiro Parazinho, ouro no Goalball masculino

Sem saber o que fazer no esporte, Parazinho, artilheiro e ouro no Goalball masculino, como aluno do Sesi-SP se encontrou no Goalball que hoje é “uma potência mundial graças ao Sesi-SP que transforma pessoas em pessoas melhores”, afirmou, em seu depoimento.

O presidente respondeu aos atletas que se sente orgulhoso como brasileiro, por eles terem representado o país de forma maravilhosa, foram lá, competiram e trouxeram medalhas, demonstrando que a vida vale a pena e que é possível superar a todos os obstáculos.

Novo FabLab

Para fechar a visita a Mogi das Cruzes, Paulo Skaf inaugurou o novo FabLab da escola. Nos FabLabs da rede Sesi-SP, alunos e professores colocam seu potencial criativo à prova, utilizando impressoras 3D, cortadoras a laser, microprocessadores, eletrônica e programação, por exemplo. O objetivo é integrar e aplicar conhecimentos, pautados em experiências práticas, resolução de problemas, invenção e criatividade, elementos básicos das atividades realizadas nas escolas do Sesi-SP em todo o estado.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1633523556

Comente