Paulo Skaf inaugura 74ª Escola Móvel do Senai-SP na FIEE Smart Future 2019

As escolas sobre rodas são laboratórios flexíveis de alta tecnologia e permite a rápida qualificação de mão de obra em todo o Estado. Na Feira, são apresentadas as principais tendências para automação e energia

Agência Indusnet Fiesp 

A mais nova Escola Móvel, especificamente voltada às Energias Renováveis, foi inaugurada nesta quarta-feira (24/7), na FIEE Smart Future 2019, feira internacional destinada à indústria elétrica, eletrônica, de energia e de automação, pelo presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf.

Para Skaf, a Escola Móvel é uma maneira eficiente de o Senai-SP estar presente em todo o Estado de São Paulo a fim de atuar em quatro frentes prioritárias no campo das energias renováveis: solar, biomassa, eólica e hidrelétrica. “A vantagem dessas unidades de ensino, nesse formato, é a sua flexibilidade para atender a indústria paulista. Trata-se de uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de profissionais qualificados nas mais atuais e modernas tecnologias. E fundamental para atender todos os municípios, ou seja, a unidade móvel é uma ótima solução”, afirmou o presidente do Senai-SP.

“A FIEE Smart Energy e a FIEE Smart Future reúnem automação e energia, que são essenciais para a indústria. Andando pelos corredores do evento temos a oportunidade de nos conectar com as melhores marcas do Brasil e do mundo”, enfatizou Skaf. Em sua opinião, as feiras são “uma vitrine com o que há de mais moderno em automação e energia, além de oferecer conhecimento por meio de palestras e painéis. É uma forma de correr o mundo em um dia, estar atualizado e fazer negócios, ou seja, é fantástico”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1564408062

Escola Móvel do Senai-SP é apresentada na FIEE Smart Future 2019. Foto: Everton Amaro/Fiesp

A 74ª unidade móvel do Senai-SP, assim como as demais, oferecerá cursos de formação inicial e continuada, de curta duração, em diversas tecnologias. As aulas devem ter início logo após inauguração, com turmas de 16 alunos e matrículas em 13 cursos:

  • Energia Solar Fotovoltaica – Tecnologias e Aplicações – 24h;
  • Instalação de Sistemas de Microgeração Fotovoltaica On-Grid– 48h;
  • Designer de Sistemas de Microgeração Fotovoltaica On-Grid– 40h;
  • Projeto e Dimensionamento de Usinas Solares até 5MW – 80h;
  • Sistemas Supervisórios para Usinas de Geração Distribuída e Centralizada – 40h;
  • Energia Eólica – Tecnologias e Aplicações – 24h;
  • Biomassa – Conceitos e Aplicações – 24h;
  • Hidrelétrica – Conceitos e Aplicações – 24h;
  • Tecnologias de Pequenas Centrais Hidrelétricas – 32h;
  • Infraestrutura para Eletromobilidade – Conceitos e Aplicações – 24h;
  • Eficiência Energética – 40h;
  • Gerenciamento de Energia – 24h;
  • Mercado Livre de Energia – 40h;

As escolas sobre rodas são laboratórios flexíveis de alta tecnologia, com salas de aula com aproximadamente 80 m², que se moldam à medida que novas profissões aparecem e outras são extintas. Os equipamentos utilizados nas unidades móveis são fixados no interior do semirreboque (caminhão) e necessitam apenas de local adequado para manobra e estacionamento. Dessa forma, é possível atender regiões que não têm ou atuar em locais nos quais as escolas Senai-SP não desenvolvam as necessidades específicas da indústria local, evitando assim a implantação de um laboratório fixo. As empresas ABB, Canadian Solar, Finder, PHB Energia Solar, Siemens e Stäubli forneceram equipamentos e tecnologias.

Quer conhecer a Escola Móvel de Energias Renováveis?

Visite a FIEE Smart Future 2019

As inscrições para a mostra são gratuitas e podem ser feitas diretamente na página: https://www.fiee.com.br/Credenciamento/

De 23 a 26 de julho, das 13h às 20h (São Paulo Expo – Km 1,5 da Rod. dos Imigrantes)

Comente