Conhecimento por meio da prática: Câmara Ciesp/Fiesp realiza seu primeiro Pre-moot

Equipe Geamack, integrada por alunos de Direito do Mackenzie, foi a campeã desse evento inédito

Cristiano Araujo, Agência Indusnet Fiesp

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp promoveu recentemente seu primeiro evento de simulação de audiência com questões voltadas aos procedimentos arbitrais, o Pre-Moot. A competição contou com a participação de quatro equipes formadas por instituições representativas de ensino do estado de São Paulo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e Ibmec.

O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias, trouxe temas de grande importância para a área de arbitragem, proporcionando aos participantes experiência real de situações particulares de uma verdadeira audiência.

A secretária-geral da Câmara, Lilian Elizabeth Menezes Bertolani, explicou qual o objetivo do Pre-moot e a importância para os docentes. “O objetivo da Câmara foi proporcionar aos estudantes oportunidade ímpar de simular, em um ambiente real e presencial, a prática da advocacia em uma audiência, através da sustentação oral do caso. As equipes das universidades de Direito de todo o mundo estão fazendo treinamentos para a competição internacional de arbitragem do VisMoot (com sede em Viena, Áustria), e as competições prévias ajudam a trazer mais confiança para os participantes”, salientou.

 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1648492694

Fotos: Everton Amaro/Fiesp

 
Marina Torres Sella, aluna do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, compartilha um pouco dessa experiência. “Foi muito interessante ter participado desse Pre-moot presencial, até porque a gente está fazendo a maioria das simulações em formato on-line. Então, foi uma oportunidade única e, com certeza, diferente”.

Depois de uma disputa acirrada, a equipe Geamack ficou em 1º lugar, evidenciando todo o esforço desempenhado por cada participante. “O evento foi a principal experiência na minha vida acadêmica, tanto pelo crescimento pessoal e todas as habilidades que tivemos a oportunidade de desenvolver quanto para me preparar para o futuro, na vida profissional. Quem tem a oportunidade de participar de um evento desse, com certeza, sai na frente”, destacou Sella.

Ao final do Pre-moot, a equipe vencedora participou, em 18/3, de cerimônia de premiação com a presença de representantes da Câmara. Os alunos levaram para casa uma placa de reconhecimento pelo desempenho alcançado, além do aprendizado aprofundado no exercício da advocacia e a experiência por meio da simulação de uma audiência arbitral.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1648492694

Comente