Inicio do conteudo

Webinar da Câmara debate estratégias para maior eficiência do processo arbitral

Segundo especialistas, advogados e árbitros têm o desafio de seguir o devido processo legal, garantindo a eficiência e celeridade da arbitragem  

Isabel Cleary, Agência Indusnet Fiesp

A arbitragem é uma forma eficiente e célere de solucionar conflitos. No entanto, a depender da estratégia de condução do caso firmada pelas partes e pelo Tribunal Arbitral, os processos podem ter a duração encurtada ou acrescida. Por isso, a escolha do rito, a forma de produção de provas, o comportamento das partes e uma atitude colaborativa dos patronos são alguns dos aspectos fundamentais para uma boa marcha processual. 

Para debater o tema, e compartilhar dicas valiosas para dar mais eficiência ao seu procedimento arbitral, a edição de agosto do Câmara Talks reuniu, nesta terça-feira (31/8), os arbitralistas Adriana Braghetta, advogada, doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho Superior da Câmara Ciesp/Fiesp; Claudio Finkelstein, advogado, doutor e livre Docente pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP); e Clavio Valença, advogado e doutor pela USP. O webinar contou com a mediação de  João Lessa, secretário-geral da Câmara Ciesp/Fiesp e doutor pela USP.  

Durante a live transmitida no canal do Youtube da Câmara Ciesp/Fiesp, os especialistas debateram temas como a flexibilidade das partes e dos árbitros no procedimento arbitral, as ferramentas que podem ser usadas pelos árbitros em casos de protelação e como garantir os dois valores do devido processo legal – o princípio de ampla defesa, como conteúdo do Artigo 5º da Constituição Brasileira, e o direito de uma parte apresentar o seu caso. Além disso, os arbitralistas discutiram como os atores podem contribuir para a melhor gestão do processo arbitral, garantindo sua celeridade e eficiência. 

Acesse aqui o webinar completo.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632321053

O webinar contou com a mediação de João Lessa, secretário-geral da Câmara Ciesp/Fiesp e doutor pela Universidade de São Paulo (USP)