Inicio do conteudo

Vendas reais da indústria paulista recuam em junho, mas Horas Trabalhadas avançam

Sensor fechou em 51,6 pontos em julho e se mantém no campo de expansão

Agência Indusnet Fiesp

O Total de Vendas Reais da indústria de transformação paulista apresentou queda de 0,2% entre maio e junho, com ajuste sazonal, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp. Por outro lado, os indicadores de produção da indústria exibiram alta no mês. As Horas Trabalhadas na Produção cresceram 0,4% em junho, enquanto o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) registrou aumento de 0,5 p.p, atingindo 80,5%, marca superior à média da série histórica da indústria paulista (79,4%).

No balanço do 2º trimestre de 2021, as Horas Trabalhadas na Produção encerraram com redução de 0,6%, e as Vendas Reais recuaram 2,7% com relação ao 1º trimestre do ano. Apesar do resultado negativo no período, o desempenho foi melhor do que o exibido no 2º trimestre de 2020, momento mais severo para a atividade industrial durante a pandemia (Horas Trabalhadas na Produção e Vendas Reais caíram 18,1% e 17,5%, respectivamente).

Para o 2º semestre de 2021, a Fiesp analisa que a expectativa é de aceleração do ritmo de recuperação tanto da produção como do faturamento da indústria de transformação do estado, em função de um setor externo em forte expansão, da renovação do Auxílio Emergencial, do uso da poupança acumulada em 2020, do avanço do processo de vacinação e do baixo nível de estoques do setor.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632516906









Sensor

O Sensor de julho fechou em 51,6 pontos, na série com ajuste sazonal, resultado que mantém o indicador no campo de expansão (acima de 50,0 pontos). A avaliação geral das condições de Mercado, no entanto, obteve queda e fechou em 48,8 pontos em julho. O índice de Vendas atingiu 51,0 pontos, também se mantendo em expansão.

Os níveis de Estoques continuam abaixo do planejado, fechando em 58,0 pontos. Lembrando que, neste índice, números acima de 50,0 pontos indicam estoque abaixo do desejável e abaixo de 50 pontos indicam sobrestoque. Já Emprego apresentou resultado muito próximo ao divulgado em junho, e obteve 50,6 em julho. Por fim, o componente Investimento fechou em 55,0 pontos, apontando para a manutenção da trajetória de recuperação da indústria paulista em julho.

Acompanhe a série completa neste link