Inicio do conteudo

“Tratar a diversidade é respeitar a individualidade dos colaboradores”, analisa especialista convidado

Em evento do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp e do Ciesp, debateu-se a sustentabilidade e os demais princípios ESG na perspectiva da diversidade e da inclusão dos colaboradores

Clarissa Viana, Agência Indusnet Fiesp

Nesta segunda-feira (26/7), a Fiesp e o Ciesp, por meio do seu Comitê de Responsabilidade Social (Cores) e do Núcleo de Responsabilidade Social (NRS), organizaram mais um evento virtual para debater a responsabilidade social na prática, abordando as iniciativas de diversidade e inclusão pensadas dentro dos princípios ESG (Environmental, social and corporate governance).

A diretora titular da área de Responsabilidade, Grácia Fragalá, mediou a conversa com Aldo Frachia, gerente de Diversidade e Captação na Votorantim Cimentos. “Falar em diversidade também traz benefícios para o negócio, pois uma equipe diversa agrega valor aos produtos da empresa. Diversidade é respeitar a humanidade do outro, ouvindo seus desejos e suas necessidades. E isso traz, sim, resultados financeiros para o negócio”, apontou Grácia durante o evento.

Ao relatar as iniciativas que já implantou dentro da Votorantim Cimentos, Aldo destacou a interesseccionalidade da diversidade, pois cada pessoa tem diversas identidades em sua ‘composição’. “’Nada é sobre nós sem nós’, e por isso precisamos respeitar a individualidade e promover a transformação além do departamento de RH ou de comunicação, por exemplo”.

De acordo com Aldo, o grande desafio é mostrar que existe lugar para todos nas empresas a partir do momento em que o trabalho de mudar os paradigmas tem início – e isso inclui a análise da mensagem que a empresa transmite ao mercado. “Muitas vezes esquecemos que existe um viés inconsciente na educação das nossas crianças e que isso influencia a escolha da profissão. Iniciativas de diversidade e inclusão também devem trabalhar para derrubar essas barreiras, e uma forma de fazer é perguntar a esses públicos e construir soluções com a participação deles”, concluiu.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632319601

O próximo evento será organizado em agosto e vai abordar a Juventude dentro dos princípios ESG.