Inicio do conteudo

Sistema Sigor MTR é pauta de webinar da Câmara Ambiental da Indústria

Mais de 200 participantes puderam conhecer melhor funcionalidades e situações práticas envolvendo o Sistema, além de sanar dúvidas com especialistas da Cetesb e da Abetre

Agência Indusnet Fiesp

O Sistema Sigor MTR foi tema do webinar realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS), na Fiesp, na última quinta-feira (23/9), no âmbito da Câmara Ambiental da Indústria Paulista (Caip). A Caip é um centro de debates e decisões sobre temas ambientais importantes para o setor produtivo e do qual participam exclusivamente Sindicatos Patronais e Associações de Indústrias. Durante os encontros, são discutidas pautas de caráter técnico, político e institucional com vistas ao encaminhamento adequado das questões ambientais afetas à indústria paulista.

Os mais de 200 participantes desta última edição puderam conhecer melhor as funcionalidades e situações práticas envolvendo o Sistema, além de sanar dúvidas com expositores da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

O Sigor – Módulo MTR é o sistema vigente no estado de São Paulo, instituído pela Resolução SIMA 27/2021. O Manifesto de Transporte de Resíduos é um documento obrigatório que deve ser emitido pelas empresas geradoras de resíduos em todas as suas operações de transporte até a destinação final.

“O sistema MTR foi desenvolvido com foco nas necessidades dos usuários e nas melhores práticas de gerenciamento de resíduos”, explicou Diógenes Del Bel, representante da Abetre. “Sua utilização, embora simples, requer um mínimo de conhecimento da atividade e das regras e regulamentos aplicáveis, e é neste aspecto que iniciativas de capacitação como esta da Fiesp mostram seu grande valor, pela capilaridade e capacidade de mobilização que têm junto aos usuários do setor industrial”, destacou.

João Luiz Potenza, assistente executivo da presidência da Cetesb, contou que o Sistema foi disponibilizado para os usuários em 4 de janeiro de 2021 e já possui mais de 51.000 empresas cadastradas e mais de 75 mil usuários. Uma média de 11.000 MTRs foram emitidos por dia nestes sete meses de operação.

“Considero muito importante a iniciativa da Fiesp em promover webinares para tirar dúvidas relativas ao sistema Sigor MTR”, disse Potenza. “A Cetesb estará sempre disponível para participar de ações como esta”, acrescentou.

Uma das atribuições do DDS Fiesp-Ciesp é promover parcerias e atividades que ajudem as empresas a cumprirem suas obrigações ambientais legais da melhor forma possível. “Com esta meta”, esclareceu Marco Barbieri, diretor do DDS, “parcerias têm sido formadas com a Cetesb, o Ibama e outros órgãos ambientais para esclarecer questões que todas as empresas associadas ao Ciesp e todos os sindicatos associados à Fiesp tenham sobre assuntos da maior importância”.

Confira a apresentação exibida durante o webinar neste link

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638793478