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Rodada de Negócios do Ciesp funciona como ferramenta para substituir importações

Cerca de 2.000 reuniões foram realizadas na 108ª edição do evento, em São Paulo, com volume esperado de negócios de R$ 3,5 milhões

Amanda Viana, Agência Ciesp de Notícias

A desvalorização do real deu às Rodadas de Negócios do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) novo papel – o de aproximar grandes empresas que precisam substituir produtos importados e fornecedores locais em busca de compradores.

O Ciesp criou as Rodadas de Negócios em 2008 para enfrentar a época de baixa da economia e dar a empresas de pequeno, médio ou grande porte alternativas para fomentar seus negócios e movimentar mercados. O mecanismo é simples, com reuniões-relâmpago que colocam em contato pequenas e grandes empresas, fornecedoras e compradoras. Desde o início das Rodadas, já foram realizadas mais de 140 mil reuniões de negócios, com um volume esperado de vendas de R$ 300 milhões.

O Ciesp sede e as distritais Norte, Leste, Sul e Oeste realizaram a 108º edição das Rodadas nesta quinta-feira (1º/10), em São Paulo. A Rodada de Negócios da capital contou com a parceria do Sebrae-SP e com o patrocínio da Caixa.

“Em um momento de crise e retração, nós temos que buscar oportunidades, e a Rodada de Negócios é uma das ferramentas que existem para fazer isso”, afirmou José Henrique Toledo Corrêa, coordenador das Rodadas de Negócios e diretor de Produtos, Serviços e Negócios do Ciesp.

De acordo com Corrêa, até mesmo para as grandes empresas este momento de crise econômica exige mudanças, como a substituição de fornecedores, principalmente se o produto for importado. “Ficou inviável trazer produtos importados, devido à alta do dólar. As empresas precisam desenvolver o fornecedor aqui no Brasil, é a grande oportunidade. E para o industrial que está aqui, pode ser a salvação da lavoura”, disse o coordenador.

Negócios para fornecedores e compradores

O evento reuniu diversas empresas âncoras, que divulgam sua lista de compras e buscam novos fornecedores. Cada empresa participante pôde agendar mais de 20 reuniões de 10 minutos em um período de quatro horas, além de reuniões mais curtas, os chamados encaixes. No total, foram realizadas cerca de 2.000 reuniões, com a participação de 29 grandes empresas âncoras – algumas delas com mais de um representante para aumentar o número possível de contatos. O volume esperado de negócios é de R$ 3,5 milhões.

Participando pela primeira vez de uma Rodada de Negócios do Ciesp, Anderson Pinheiro, gerente de Expansão e Desenvolvimento do Burger King, afirma que a empresa está buscando novos fornecedores para atender sua demanda. “Aqui você consegue pessoas muito interessadas em fazer negócios, principalmente nesse momento de crise para todo mundo, por isso, para nós é muito bom”, comentou.

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Rodada de Negócios do Ciesp, em São Paulo, com cerca de 2.000 reuniões realizadas. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Para o diretor de Tecnologia da TecnoComp, Adriano Cruz, participante como empresa fornecedora, a Rodada de Negócios tem uma característica importante que é a de aproximar as empresas e as pessoas. “É muito difícil encontrar nas empresas, nas âncoras, que são gigantes, pessoas que estejam aptas ou dispostas a falar com alguém. E na Rodada é o momento que propicia esse tipo de coisa. Se vai dar negócio? Não sei, mas acho que tem tudo para dar certo”, frisou Cruz.

Representando a Samsung, o supervisor de serviços gerais da empresa em Campinas, Choong Hyo Kang, afirmou que também participou da Rodada em busca de fornecedores que possam ajudá-los com bons produtos e serviços a custos competitivos. “Pelo fato de estarmos localizados em Campinas, muitas vezes ficamos sem muitas opções. Então, como a Rodada é organizada dessa forma, talvez a gente encontre mais opções que possam nos atender”, explicou.

Foi a quinta Rodada de Negócios do Ciesp de que Lívia Sena, consultora técnica comercial do Grupo Padrão Segurança, participou neste ano. Segundo ela, as Rodadas têm sido muito positivas para a empresa, já que sempre há um contato que é finalizado ou prospecções positivas. A empresa, que é de Mogi das Cruzes, busca entrar no mercado da grande São Paulo. “Nesse momento de crise, nós do Grupo Padrão vemos a Rodada como uma oportunidade. É a chance que nós temos para mostrar o nosso produto para outras empresas”, disse Lívia.

Participaram da Rodada da capital paulista as empresas: Avon, Colgate Palmolive, Samsung, Burger King, Cummins do Brasil, Casio Brasil, RTE Rodonaves, Caterpillar, Eternit, MWM International, Big Lu, Difer Diamantes Industriais, Natura, BASF, Toyo Ink, Virbac, IMAB, Kron, Centro Logístico da Aeronáutica, Ideal Mecânica, Alka3, Risatec, Renner Sayerlack, Toyster brinquedos, JCB Brasil, Exército Brasileiro, Esteves, Cartonagem Rosni e SPTF.

A próxima Rodada de Negócios do Ciesp acontece em Indaiatuba, no dia 20 de outubro. As inscrições já estão abertas e são limitadas. Para saber mais, acesse: http://www.ciesp.com.br/agenda/httprodadas-ciesp-com-br/

>> Ouça o boletim de áudio: