Inicio do conteudo

Presidente da Fiesp/Ciesp recebe ministro de Minas e Energia

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, recebeu na manhã desta quinta-feira (22/10), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para reunião reservada.  Em seguida, Skaf e o ministro participaram de reunião/videoconferência  de diretoria do Ciesp, na qual o  presidente destacou a importância da pasta para a manutenção da competitividade da indústria brasileira devido aos diversos projetos relevantes relacionados a todas as cadeias produtivas. “Quando falamos sobre os custos de energia, esse assunto remete diretamente ao Ministério. Mas sabemos que o Bento é uma pessoa íntegra, corretíssima e dedicada, que pensa no Brasil e em sua competitividade. Por isso, queremos continuar a trabalhar em parceria, como sempre fizemos, mas cada vez mais integrados com o Ministério”. 

Por sua vez, o ministro esclareceu que é preocupação permanente do presidente Jair Bolsonaro a adoção de políticas públicas que atendam às demandas da sociedade, e que a indústria tem papel fundamental nesse contexto. Ele também destacou a resiliência dos setores englobados pelo ministério, base da infraestrutura brasileira, que mesmo diante da magnitude da crise conseguiram manter o abastecimento, o emprego, a renda e a saúde dos colaboradores. 

“Os números apontam consistente retomada da economia, com aumento do consumo de energia em relação a 2019. Houve acentuada redução de demanda, sobretudo no mês de abril, mas agora verificamos o crescimento da demanda e recordes de exportação na mineração, o que ocorreu também na exploração e produção de petróleo”, disse o ministro. Para ele, um dos indicadores da retomada é a manutenção do alto índice de produtividade das empresas. “Mais importante que isso é o fato de que conseguimos reduzir o impacto das tarifas de energia elétrica, fato importante não somente para a indústria, mas para consumidores de maneira geral, e seguimos com a agenda de investimentos no setor e trabalhando na retomada dos leilões”. 

Presente ao encontro, Josué Gomes da Silva, vice-presidente da Fiesp, reforçou a escolha do almirante Bento para chefiar a pasta, por ter conhecimento e competência para o cargo. “Ele compreende a importância do ministério para promoção da competitividade da indústria e está comprometido com o objetivo de criar condições de longo prazo e conferir previsibilidade para o crescimento do país”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606947889

Ministério de Minas e Energia aponta crescimento da demanda em setembro. Fotos: Karin Khan/Fiesp