Paulo Skaf debateu o atual cenário político-econômico do país e pregou diálogo com o governo federal e o Congresso Nacional. "É preciso acreditar no Brasil", afirmou
Agência Indusnet Fiesp
O presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf, foi o entrevistado, nesta quarta-feira (17/4), da jornalista Maria Lydia, em seu programa na TV Gazeta. Em pauta, os primeiros 100 dias do governo do presidente Jair Bolsonaro. No Jornal da Gazeta, a análise do atual cenário político-econômico do Brasil, a expectativa em torno da reforma da Previdência, e os impactos para a indústria.
Questionado pela jornalista sobre o aumento anunciado no preço do diesel, pela Petrobras, o presidente da Fiesp defendeu a privatização, pois “não se pode ter monopólio do refino. É importante para o mercado funcionar, se regular. É preciso privatizar rapidamente as refinarias para se alcançar um comportamento de mercado e existir concorrência”, defendeu, ao frisar que o atual sistema pesa nas costas dos brasileiros e dos empresários. Paulo Skaf enfatizou que todos querem a privatização: a Petrobras, a sociedade, o setor empresarial.
Skaf defendeu o diálogo com o governo federal no comando há apenas três meses e com o Congresso, há dois, que registrou 50% de renovação dos seus parlamentares. “É preciso tempo para a acomodação”, disse, confiante na aprovação da reforma da Previdência ainda neste primeiro semestre, na Câmara dos Deputados.
O representante do setor industrial lembrou que hoje 52% do orçamento da União vai para a Previdência. “Em 15 anos irá 100%, se nada for feito e não sobrará nada, nem para a segurança e nem para a educação. É preciso aprovar uma reforma com impacto que ajude o país”.
Na entrevista, Skaf também defendeu a retomada do crescimento econômico, do desenvolvimento e da industria nacional. Para avançar é preciso superar as ‘pautas velhas’, frisou, como as reformas da Previdência e Tributária, e focar na indústria 4.0, na realidade virtual e Inteligência Artificial e no cenário das novas profissões que irão surgir.
“É preciso acreditar no Brasil”, afirmou Paulo Skaf, ao refletir a confiança que continua por parte do empresariado quanto aos investimentos e à volta da geração de empregos.
01
21/01/2021 - Nota Oficial Fiesp atualiza lista de produtos impactados pelo aumento do ICMS
02
19/01/2021 - Internacional Paulo Skaf recebe o novo embaixador de Portugal no País, em visita institucional
03
18/01/2021 - Indústria Ministério da Cidadania firma parceria com Fiesp e Senai-SP para qualificar e incluir jovens do Cadastro Único no mercado de trabalho
04
15/01/2021 - Indústria Governador João Doria aumenta impostos e descumpre a palavra publicamente empenhada
05
14/01/2021 - Indústria Cisco e Senai-SP lançam Programa de Inovação Aberta para Startups. Inscrição até 31/1
06
13/01/2021 - Espaço da Presidência Em reunião do Conselho Diálogo pelo Brasil da Fiesp, ministro Braga Netto afirma que imunização começará assim que Anvisa aprovar vacinas
07
11/01/2021 - Indústria Fiesp: saída da Ford é alerta para o Brasil
08
11/01/2021 - Indústria Alinhada à demanda da indústria e da sociedade, há forte procura por cursos do Senai-SP em 2020, em comparação ao ano anterior